Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Crimes eleitorais nas eleições tiveram queda de 16% este ano em Alagoas

Em todo o estado, cerca de 12 pessoas foram presas pela suspeita de estarem praticando boca de urna

O 1º turno das eleições municipais de 2020, no estado de Alagoas, registrou queda no número de crimes eleitorais, é o que mostra o relatório apresentado pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (17).

No total, 52 crimes eleitorais foram registrados em todo o estado no último domingo (15), dia do pleito das eleições municipais. Quatorze desses crimes estão relacionados a boca de urna e 9 ocorrências de compra de votos foram registradas. Joaquim Gomes, Major Izidoro, Anadia e Maceió foram os municípios que registraram maior número de ocorrências.

Leia também

O relatório apontou, ainda, que, no total, 21 pessoas foram presas, sendo 12 por suspeita de prática de boca de urna, 5 por violação de sigilo do voto e outras 4 por transporte irregular de eleitor, perturbação do sossego, desobediência e aglomeração de eleitores.

Em um comparativo com as Eleições de 2018, houve uma queda de 16,1% no total de ocorrências que infringiam o código eleitoral. Com relação à boca de urna, houve redução de 56,3% em relação ao último pleito.

Para Manoel Acácio Júnior, secretário adjunto da SSP, a redução deve-se ao fato de que dias antes da eleição foram constatados os locais que poderiam ocorrer possíveis crimes eleitorais.

"A redução é fruto do trabalho da SSP. Constatamos dias antes locais onde poderiam ocorrer possíveis crimes e a polícia se antecipou aos fatos. O resultado foi a tranquilidade no dia da eleição, mas não foi por acaso. A antecipação mostrou as pessoas que a segurança pública estava presente e, qualquer fato que demandasse reforço, a polícia iria tomar as providências. As eleições municipais são mais complicadas nos interiores. Quanto menor o município, mais trabalho para a segurança pública", disse Acácio.

Cerca de 4 mil policiais militares estiveram nas ruas durante o dia de votação, é o que informa o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Sampaio. "Foi uma eleição tranquila, mas trabalhosa. Para a PM começou bem antes. Somente durante o pleito trabalharam 4 mil policiais. No total, 6 mil PMs foram empregados. A festa da democracia foi exercida com toda segurança. Não houve nenhum grande problema", disse.

O plano de policiamento para o segundo turno das eleições na capital já teve seu preparo iniciado nesta segunda-feira (17) e deve ser apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nos próximos dias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas