Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Covid-19: vacina pode funcionar melhor como spray nasal em vez de injeção

Ao mesmo tempo que trabalham na comprovação da eficácia do método desenvolvido em Oxford, cientistas avaliam a melhor maneira de aplicá-lo

Os cientistas da Universidade de Oxford estudam a possibilidade de o método de imunização para a Covid-19 em desenvolvimento ser administrado via spray nasal em vez de ser uma injeção intramuscular. Os testes da vacina, a mais promissora do mundo, estão em fase avançada, e vem sendo realizados inclusive no Brasil com a participação de 2 mil voluntários.

Ainda à espera dos resultados - aguardados para outubro no melhor cenário -, a vacina contra Covid-19 também tem sido pesquisada em outras frentes, como, por exemplo, a melhor maneira de aplicação. Os cientistas avaliam se a imunização das mucosas, camadas de tecido epitelial que revestem os órgãos, seria uma estratégia eficiente.

Leia também

Ao administrar a vacina nos pontos de entrada - como o nariz, por exemplo - a imunização treinaria o tecido para identificar o Sars-CoV-2 e impedindo o avanço da infecção pelo corpo. O procedimento é usado, por exemplo, em vacinas contra o vírus influenza em crianças.

Fase inicial

De acordo com a professora de vacinologia da Universidade de Oxford, Sarah Gilbert, os estudos ainda são "iniciais". "Administrar uma vacina pelo nariz, que é muito perto do cérebro, requer cuidados extras, então precisamos garantir que isso seja seguro", afirmou ao Comitê de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Comuns, órgão do parlamento britânico.

"Buscamos entender como os diferentes tipos de anticorpos no trato respiratório podem ser gerados pela vacinação e se isso pode significar que a vacina seja mais eficaz entregando ao trato respiratório ou por via oral", explicou Gilbert.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas