Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Consumidor deve redobrar atenção ao contratar cartões de crédito consignados, alerta especialista

Modalidade tem grandes chances de gerar juros excessivos e aumentar endividamento do cliente; veja o que fazer em caso de cobranças abusivas

O cartão de crédito consignado vem sendo alvo de queixas frequentes de servidores públicos e aposentados em escritórios de advocacia e órgãos de defesa do consumidor de Alagoas. Propagado pelos bancos como uma opção vantajosa e simples para obter mais crédito, ela tem grandes chances de virar uma bola de neve de juros rotativos e aumentar, ainda mais, o endividamento do cliente.

Um dos perigos reside na autorização dada pelo consumidor, na hora da assinatura do contrato, para que o banco desconte automaticamente até 5% do salário ou benefício para pagar a fatura do cartão. A questão é que esse percentual – calculado em cima da renda líquida que sobra após as deduções obrigatórias como previdência, pensão alimentícia e Imposto de Renda – quase sempre é insuficiente para quitar o total da fatura. O que sobra da dívida fica sujeito, então, a juros rotativos e se acumula com a fatura do mês seguinte.

Leia também

“Muitas vezes os 5% permitidos por lei para amortização do cartão de crédito não são suficientes para cobrir, sequer, o pagamento do mínimo da fatura. Nesse caso, sem informação clara sobre como quitar o restante da parcela, o consumidor deixa de efetuar o pagamento do saldo que restou e esse débito entra no chamado rotativo, acumulando juros para o próximo mês. Em outras situações, o próprio banco desconta menos que os 5%, de modo que sempre sobra um saldo devedor sujeito a juros”, explica a advogada especialista em direito do consumidor Lyvia Fonseca, do escritório Dantas & Delgado.

Outro risco ao consumidor, considerado pela advogada como vício nos contratos, é a falta de informação clara e precisa sobre o valor final da dívida, incluindo os juros, e a data final de quitação. “Além disso, a possibilidade de sacar um empréstimo consignado por meio desse tipo de cartão transforma uma conta que seria paga por meio de parcelas ajustadas à renda do cliente em uma única parcela no valor total do empréstimo, gerando juros abusivos”, alerta Lyvia Fonseca.

No Brasil, a quantidade de pessoas endividadas bateu recorde em março deste ano, com 77,5% das famílias acumulando alguma dívida, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E a principal alavanca para esse endividamento é, justamente, o cartão de crédito. “Por isso costumamos dizer que o Código de Defesa do Consumidor existe para proteger o consumidor dele próprio, da sua própria renda, para que ele não caia nessas armadilhas do mercado, que geram inúmeros problemas financeiros”, finaliza a advogada.

O que fazer

Caso o consumidor tenha assinado um contrato de adesão de cartão consignado que não possua informações claras e suficientes para efetuar os pagamentos devidos, é recomendável buscar aconselhamento jurídico com advogados para tentar reaver as cobranças abusivas geradas por essa falta de clareza, consequente da má-fé dos bancos. Nos casos de restituição dos valores determinada pela Justiça, o montante da dívida pode ser recalculado e o excedente, por ser indevido, ressarcido em dobro, conforme previsto pelo Código de Defesa do Consumidor.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas