O cometa C/2023 A3, apelidado de “Cometa do Século” pelos astrônomos, foi registrado no céu de Goiânia. A foto foi tirada por Pedro Augusto de Jesus Castro durante o amanhecer, no mirante do Paço Municipal, em Goiânia.
O registro ocorreu por volta das 5h de sexta-feira (27). Pedro Augusto, junto com outros membros do clube de astronomia Plêiades do Sul, observou o cometa das 3h30 às 6h, de acordo com reportagem do G1 Goiás.
Leia também
Pedro Augusto explicou que o cometa recebeu o título de "Cometa do Século" devido à previsão de que terá um brilho "suficientemente forte para ser visto a olho nu".
A expectativa é que o cometa seja visível ao amanhecer até o dia 6 de outubro, pouco antes do nascer do sol, conforme informou o astrônomo Ary Martins, diretor da Plêiades do Sul.
Embora o brilho mais intenso talvez não seja percebido em Goiás, Ary explicou que é possível ver o cometa sem o uso de equipamentos profissionais. Inclusive, ele pode ser observado em outras regiões do Brasil, como Alagoas.
“A magnitude visual permite que ele seja observado com instrumentos simples, como binóculos pequenos. Com esses equipamentos mais modestos, o cometa pode ser visto em todo o Brasil, especialmente aqui no Centro-Oeste", destacou Ary.