Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Com proposta inovadora, Sesi/AL inaugura nova escola em Maceió

A nova unidade rompe com o modelo tradicional de sala de aula e leva os alunos a desenvolver o empreendedorismo e a criatividade

O Sesi inaugurou, nesta terça-feira (7), a sua nova unidade de ensino. Localizada no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, a Escola Sesi de Referência Robson Braga de Andrade traz um novo modelo de aprendizagem, onde os alunos circulam entre os espaços ambientados por área de conhecimento. Essa é a primeira do Nordeste e a segunda escola do país nesse modelo, sendo que a primeira fica no estado de Santa Catarina.

A inauguração do empreendimento educacional contou com a presença de diversas autoridades, convidados, políticos e o corpo docente da instituição. O grande homenageado pelo Sesi em Alagoas, que dá nome à unidade de ensino, também esteve presente ao evento. Trata-se do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que foi recepcionado pelo anfitrião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade.

Na ocasião, Lyra falou sobre a nova proposta de ensino, que traz muito mais dinâmica e inovação. "A escola Sesi de Referência traz um novo modelo de ensino para Alagoas. Somos a segunda escola nesse modelo no Brasil e a primeira é em Santa Catarina. Nesse sistema, quem muda de sala são os alunos e os professores continuam nas salas, que são verdadeiros laboratórios. É uma inovação que veio para ficar, como eu aposto que quem muda a economia é o ensino, o povo cresce de acordo com sua cultura, seu grau de conhecimento, então, nós estaremos contribuindo com isso para melhorar a economia de Alagoas”, afirmou o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade.

A nova Escola Sesi de Referência Robson Braga de Andrade, no bairro Benedito Bentes, possui uma das propostas pedagógicas mais avançada do país

Homenageado que deu nome à escola, Robson Braga destacou a importância da unidade para o ensino de Alagoas. “Eu fico emocionado em receber uma homenagem como esta. É um projeto magnífico que o Sesi tem feito no Brasil todo, voltado para a educação dos jovens. Nós queremos, na realidade, que todos os filhos de trabalhadores da indústria brasileira tenham uma educação no mesmo nível das melhores escolas do país e fazer com que eles tenham as melhores oportunidades de educação e ensino. O Brasil tem um índice muito elevado de analfabetismo. Alagoas é um estado que tem um índice também muito elevado, e o que nós precisamos é ter um país educado, principalmente crianças e jovens, porque isso vai fazer com que no futuro tenhamos um país com igualdade social, mais oportunidade de trabalho para fazer com que cada criança tenha um lugar na escola”, afirmou o convidado ilustre.

Representando a Organização Arnon de Mello, o diretor-executivo Luís Amorim falou sobre a proposta inovadora e a metodologia oferecida na Nova Escola Sesi de Referência Robson Braga de Andrade. "Não podemos ficar apenas esperando o poder público, o aumento do número de vagas. É uma coisa maravilhosa, um espetáculo esse empreendimento. É importante que tenhamos esse braço social do Sesi, da indústria, trazendo meios para que a juventude se habilite e capacite a ter condições futuras de encaixe nas várias atividades que são oferecidas. Não se restringe apenas a grade curricular normal. É algo mais. É um momento de alegria receber uma escola com essa qualidade, que seguramente traz ao jovem aquela sensação de que ele está sendo valorizado. Parabéns ao Sesi", afirmou.

Estrutura

A Escola Sesi Robson Braga de Andrade, localizada no Benedito Bentes, uma das regiões que mais crescem na capital alagoana, possui três pavimentos, Espaço Maker, Arena FTC para experimentos de robótica, além de 16 espaços de aprendizagem ambientados por área de conhecimento, sendo cinco de Matemática, cinco de Ciências da Natureza, três de Linguagens e três de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Proposta

A nova unidade de ensino é um verdadeiro marco para a Educação de Alagoas, pois traz para o estado um método de ensino inovador, que deixa para trás o modelo tradicional de salas de aula.

As instalações para o Novo Ensino Médio, cujas aulas começaram no último dia 30 de janeiro, privilegiam a transdisciplinaridade, permitindo o trânsito livre dos alunos e suas interações por temas de interesse. Com estratégias de ensino-aprendizagem inovadoras e desafiadoras, os alunos Sesi são estimulados a desenvolver aspectos como o empreendedorismo, utilizando a criatividade e a inovação.

Capacidade

Na nova unidade de ensino, serão ofertados o ensino fundamental e também o profissionalizante. Serão 850 alunos no complexo educacional. Em todo conglomerado, já são mais de 3.500 alunos.