Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Com desfiles e homenagens, militares celebram centenário do Exército em Alagoas

Solenidade contou com a presença de cerca de 500 homens na sede do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) está em festa nesta terça-feira (7), dia em que são comemorados os 100 anos do Exército no estado de Alagoas. A solenidade conta com cerca de 500 militares das mais diversas patentes hierárquicas, além de familiares e estudantes. Desfiles, hasteamento da bandeira nacional e várias homenagens marcam a celebração do centenário do batalhão.

ARádio Gazetaesteve na sede do 59º BIMtz e conversou com alguns militares que fizeram história nas Forças Armadas de Alagoas, a exemplo do general Artur Moura, comandante militar do Nordeste. Para ele, este é um momento de se olhar o passado da unidade e verificar o que foi realizado em prol do Exército, do estado e da nação. O militar pontuou que todos os integrantes do batalhão devem ser lembrados, pois "dedicaram o máximo de esforço para cumprir sua missão com excelência".

"Este batalhão é unidade referência pelo esforço, a exemplo da Operação Carro Pipa, que é nossa mão amiga. O batalhão também participou das operações de garantia da lei de ordem. E sobre sua história, posso citar Hermes da Fonseca (que dá nome ao batalhão), filho de Rosa da Fonseca, ilustre alagoana que teve dez filhos, sete ingressaram no Exército e seis deles foram para a Guerra do Paraguai, onde três morreram em combate. Porém, Rosa sempre teve consciência de que seus filhos estavam lutando por um país melhor. Isso já exemplifica a vida do batalhão. Portanto, este é um momento de refletirmos as conquistas e dizer que o Exército agradece a todo o estado de Alagoas", externou Moura.

O general também destacou à reportagem que aqueles que ingressam no BIMtz nunca perdem o vínculo com o Exército. "Sempre que há um evento, todos os militares que serviram são convidados a desfilar", acrescentou, comentando ter tido o privilégio de servir ao BIMtz na década de 80.

Também esteve presente à solenidade o general Darke Nunes, representando o senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello. Na visão de Darke, a história do Exército é rica e composta por brasileiros que se dedicam com todo o amor para cumprir suas tarefas. "Essa comemoração centenária é muito gratificante, e tenho a certeza de que a cidade toda se une a isso. Daqui, os jovens saem homens", expôs o general.

Darke fez questão de esclarecer que o Exército é dotado de grande importância para o povo brasileiro, pois é um dos segmentos que compõem a sociedade e, talvez, seja o que tem mais crédito. "Aqui temos jovens que se dedicam a cumprir a missão que recebem através do serviço militar obrigatório, de forma que a sociedade se sinta mais segura".

O general ainda assinalou que o senador Fernando Collor o designou para representá-lo, cuja missão foi desempenhada com muito afinco. "O senador tem um carinho imenso pela cidade e pelo estado de Alagoas. Ele não se cansa de comentar que toda a vida dele foi construída nesta terra. Represento-o com responsabilidade, pois este mesmo carinho é transmitido aos jovens que cumprem o serviço militar".

A solenidade contou, também, com a presença de antigos combatentes, que estão na reserva. Em entrevista, o tenente Romani, da turma de 1976, falou que é fundamental que a história seja reverenciada, uma vez que o batalhão participou de momentos decisivos na história de Alagoas. "Temos a satisfação imensa de vivenciar um batalhão como escola da cidadania. O povo alagoano acredita no Exército Brasileiro, na formação civil que recebemos".

COMPROMISSO SOCIAL

O atual comandante -geral do batalhão, Nilton Diniz Rodrigues, afirma que o grande desafio da corporação, atualmente, é formar jovens com maior senso de responsabilidade. Anualmente, cerca de 12 mil homens se alistam no estado, mas apenas 290 ingressam efetivamente no Exército. Atualmente, a corporação conta com cerca de 800 homens em Alagoas.

A solenidade conta com desfiles, hasteamento da bandeira nacional, homenagens, discursos e outros momentos de celebração do centenário. Ao todo, cerca de 500 militares participam das comemorações.

Gallery 982435 with 4 elements

Tags