Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Codevasf negocia parceria com Ufal para projetos técnico-científicos

Dessa parceria, três pontos se destacam: a realização de eventos, a cessão de equipamentos e de espaços físicos

Está sendo formada uma parceria entre a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) e do Parnaíba, com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para a realização de eventos, a cessão de equipamentos e de espaços físicos.

O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, conversou com diretores e coordenadores do campus de Arapiraca e da unidade de Penedo Ufal sobre um acordo de cooperação entre as instituições. Por meio dele, diversas ações serão realizadas e trarão benefícios para os alunos e para a sociedade.

Leia também

"Pretendemos ampliar também as pesquisas por meio das parcerias técnico-científicas, que serão de extrema relevância para a nossa sociedade", afirmou Ricardo Lisboa. "Como o nosso foco é sempre voltado para o desenvolvimento regional, a Ufal é uma parceira muito importante nesse processo. E ainda mais quando se trata dos polos Arapiraca e Penedo", completou.

Em Alagoas, a piscicultura foi uma das áreas mais beneficiadas pelos investimentos em infraestrutura e equipamentos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), inclusive com suporte logístico para as equipes da Codevasf com aquisição de uma van.

"Temos defendido uma atenção especial à piscicultura quando conversamos com o ministro Rogério Marinho. Sabemos que os ribeirinhos do São Francisco tem uma tradição econômica que precisa ser valorizada e até recuperada, diante de anos de grande sofrimento para eles", disse Lisboa. O ministro esteve mês passado em Alagoas e ouviu os apelos pela recuperação do Rio São Francisco.

Um dos exemplos do trabalho da Codevasf na área da piscicultura é o salvamento de espécies como o pirá, peixe-símbolo do "Velho Chico" w considerado em extinção, que já voltou a ser encontrado adulto no Baixo São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas.

O reaparecimento se deu cerca de um ano após a soltura de peixes juvenis no rio. "A reprodução do Pirá na região tem ocorrido apenas artificialmente. O risco de extinção permanece. Mas o fato de terem aparecido na pesca denota que os exemplares soltos no rio encontraram condições satisfatórias para se desenvolverem", explicou o analista da Codevasf, o engenheiro de pesca Albert Rosa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas