Cilindro de GNV de carro que explodiu estava vencido desde 2019, aponta CBM
Fabricação é de 2005 e último reteste foi feito ainda em 2014
A explosão de um carro em um posto de combustíveis, na avenida Comendador Gustavo Paiva, no bairro da Cruz das Almas, em Maceió, nessa segunda-feira (12), ocorreu porque o cilindro de Gás Natural Veicular (GNV) do automóvel estava vencido desde 2019. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que realiza uma perícia no local, na manhã desta terça-feira (13). Segundo o representante do estabelecimento, o prejuízo foi estimado em R$ 50 mil.
Segundo o major Alexandre, que coordena a perícia no local, as imagens da câmera de segurança do estabelecimento onde ocorreu a explosão ajudaram a identificar o que teria provocado o acidente no momento em que o veículo era abastecido.
"Foi possível saber os motivos que causaram a explosão porque o posto disponibilizou as imagens das câmeras de segurança. Houve uma explosão do cilindro e o nosso primeiro passo foi procurar se a documentação do carro estava regular e se os testes do sistema de gás também estavam em dia", contou.
O militar informou que o cilindro vencido continha marcas de oxidação, causadas pelo tempo de uso. Porém, apesar dos primeiros levantamentos feitos, a conclusão do motivo do incêndio só se dará com o final da perícia técnica. "A conclusão final das causas do sinistro, só com a finalização da perícia, em alguns dias".
Ainda segundo o major, a explosão teria sido tão forte que uma das peças que continha as informações da fabricação do cilindro chegou a ser encontrada a duas quadras do local do acidente, cerca de 150 metros de distância.
Em virtude do incêndio, o posto ficou parcialmente interditado, mas foi liberado, ainda na manhã de hoje, após a retirada do veículo e a limpeza no local. Conforme o representante do estabelecimento, que preferiu não se identificar, o prejuízo foi estimado em R$ 50 mil.
O proprietário do veículo não esteve no posto, no momento da perícia.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://4et.us/rvw00p