Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Cães e gatos resgatados por maus tratos recebem cuidados

Animais passam por atendimento clínico na Unidade de Vigilância de Zoonoses para que estejam aptos à adoção

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza diversas ações para o controle de doenças transmitidas de animais para os humanos. O resgate de animais vítimas de maus tratos é um dos serviços proporcionados pela unidade, que cuida da recuperação da saúde dos animais até que estejam aptos à adoção.

De acordo com o coordenador da UVZ, Marcos Vasconcelos, todos os dias a unidade recebe algum animal abandonado. “A UVZ dispõe de serviços para o controle de zoonoses. Porém, devido à grande demanda que existe em Maceió, nós abrimos as portas para outras atividades, a exemplo do recolhimento de animais abandonados. Diariamente, nós recebemos estes animais e os acolhemos aqui na unidade. Infelizmente, muitos chegam com sinais de maus tratos. No entanto, depois que esses animais dão entrada na UVZ, eles recebem todos os cuidados necessários para ter o seu bem-estar garantido”, afirma.

Ao chegar à unidade, os animais passam por atendimento clínico com um médico veterinário e, caso seja necessário, recebem medicação. Além disso, os profissionais também aplicam vacinação antirrábica e fazem testes de leishmaniose e esporotricose, que é uma micose causada por fungo. Após serem clinicamente tratados, os animais são destinados à adoção.

Os animais de grande porte, como jumentos, burros e cavalos que chegam à UVZ, após serem resgatados de vias públicas, por sofrerem maus tratos ou serem provenientes de criações irregulares, recebem avaliação dos profissionais zootecnista e do médico veterinário. Caso esse tipo de animal dê entrada pela terceira vez na unidade, o proprietário perde a posse do bicho, que é enviado à adoção no interior do estado.

O gerente de Ações de Controle da Raiva, Wellington Diniz, reforça que o resgate de animais também pode acontecer caso o animal apresente alguma zoonose ou agressividade. “Outro modo de entrada aqui na unidade refere-se ao resgate de animais que podem oferecer qualquer tipo de zoonose, ou animais que, em alguma fase da vida, passaram a se tornar agressivos, impedindo a convivência com seu tutor. Nós temos a função de oferecer a segurança e a saúde da população, então animais nessa situação também são recolhidos mediante denúncias”, esclarece.

Telefone e Whatsapp

A Unidade de Vigilância de Zoonoses está disponível à população para receber denúncias, caso sejam encontradas situações de maus tratos, abandono, captura de animais errantes ou pocilgas irregulares em Maceió. Para tanto, os usuários podem entrar em contato com a UVZ pelo telefone (82) 3312-5485 ou pelo WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 8h às 14h. Já o plantão volante acontece, também, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 18h às 22h, apenas pelo telefone fixo.

Gallery 1146356 with 3 elements
Animais resgatados de situações de maus tratos recebem cuidados de saúde na Unidade de Vigilância de Zoonoses