Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Avanço da vacinação faz taxa de ocupação de UTIs cair para 28% em Maceió

Dos 220 leitos disponíveis aos pacientes mais graves na capital, 61 estavam ocupados até as 16h dessa quarta

Com o avanço da campanha de vacinação em Maceió, após o repasse dos imunizantes pelo Ministério da Saúde (MS), o percentual de leitos ocupados de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] exclusivos para o tratamento da Covid-19 caiu para 28%. É o que aponta o boletim mais atualizado da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado no fim da tarde dessa quarta-feira (28).

Na capital, as pessoas com 31 anos ou mais já estão sendo convocadas para receber a primeira dose. O calendário divulgado pela prefeitura estende a imunização ao público com 29 anos ou mais a partir do próximo sábado (31).

Pelos dados da Sesau, dos 220 leitos disponíveis aos pacientes mais graves na capital, 61 estavam ocupados até as 16h dessa quarta. O número é um dos mais baixos desde o começo do ano, quando o Estado ainda estava na fase azul do protocolo de distanciamento social controlado, cujas medidas de enfrentamento à pandemia eram mais brandas.

Com relação aos leitos clínicos, a taxa de ocupação na capital é ainda menor: chega a 12%. São 566 abertos e 70 que estavam com pacientes internados para tratamento contra a Covid-19. Nas UTIs intermediárias (disponíveis nas UPAs), Maceió registra 19% de ocupação (dos 57 à disposição, 11 estavam ocupados).

Após meses com aumento do número de casos e de mortes no Estado, a taxa de ocupação de leitos segue com tendência de queda. No interior, a taxa está em 43%. Somando-se a capital e os demais municípios, o percentual de ocupação em UTIs é de 35%. São 400 leitos disponíveis e 139 ocupados até essa quarta-feira. No geral, com leitos clínicos, de UTIs e intermediários, a taxa é de 20% de ocupação.

Até essa quarta-feira (28), 1.761.602 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Estado. São 1.256.222 pessoas vacinadas com a primeira dose e 505.380 já imunizadas com a segunda dose e dose única. Com o avanço da imunização em Alagoas, o reflexo na taxa de ocupação de leitos para tratamento de pacientes com coronavírus tem despencado nos últimos meses. O percentual de leitos de UTIs ocupados está em 35%, um dos mais baixos desde o começo do ano.