Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Aumento de casos de dengue leva 4 municípios alagoanos a risco de epidemia e 5 a situação de alerta

As cidades estão localizadas em todas as regiões do estado; números aumentaram em 500% entre janeiro e abril de 2022

O aumento de quase 500% dos casos prováveis de dengue em Alagoas nos quatro primeiros meses de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, levou quatro municípios alagoanos a situação de risco de epidemia da doença e mais cinco em estado de alerta. Essas cidades estão localizadas em todas as regiões do estado. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-AL), divulgados nesta sexta-feira (6) pela TV Gazeta.

Nos quatro primeiros meses deste ano, Alagoas registrou, de acordo com a Sesau, 2.252 casos da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. No mesmo período de 2021, o número de casos era quase sete vezes menos, 438. Já Ministério da Saúde aponta para 2.870 casos entre janeiro e abril deste ano e 421 para o mesmo período de 2021.

Artigos Relacionados

De acordo com a Sesau, dos 102 municípios alagoanos, quatro deles estão com suspeitas de que houve mortes causadas pela doença: Arapiraca, Ibateguara, Maceió e Colônia Leopoldina.

Mais quatro estão com risco de uma epidemia, caso os números não sejam controlados: Matriz do Camaragibe - que aparece em primeiro lugar com 254 casos -, Branquinha (101), Barra de São Miguel (71) e Porto de Pedras (28).

Outros cinco estão sob alerta: Atalaia, Marechal Deodoro, União dos Palmares, Olivença e Quebrangulo.

Em Maceió, casos relacionados à dengue aumentam nas UPAs

De acordo com o coordenador das ações de controle do Aedes aegypti de Maceió, Erivaldo Raimundo, o mosquito, na capital, está “morando”, literalmente, “dentro da casa do maceioense”. Isso porque, conforme as informações repassadas por ele, 90% dos focos estão dentro das residências ou ao redor delas.

Em Maceió, por exemplo, as Unidades de Pronto Atendimento do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes, localizadas em Maceió, tiveram, nas últimas semanas, alta na demanda de atendimento após o aumento de pessoas diagnosticadas com sintomas gripais e dengue.

A UPA do Benedito Bentes teve 367 atendimentos relacionados à dengue no mês de abril. Isso representa um aumento de 753% em comparação com o mês anterior, quando atendeu 43 pacientes com os mesmos sintomas. Na UPA Trapiche da Barra, por sua vez, os dados mostram 600% de crescimento, passando de nove atendimentos em março, para 63 no mês de abril.

*Com informações da TV Gazeta

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas