Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após reclamações, Procon notifica Caixa por aglomeração em agência

Já o banco BMG foi multado em R$ 91 mil por cometer infrações ao Código de Defesa do Consumidor

Após receber inúmeras reclamações sobre agências com aglomeração de clientes, o Procon Maceió notificou, nessa quarta (10), a superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição deve prestar esclarecimentos sobre a permanência da restrição de atendimento aos consumidores, mesmo após a flexibilização dos decretos da pandemia, o que acaba gerando multidões ao lado de fora e excedendo o tempo máximo de atendimento previsto pelo Município.

De acordo com a Lei Municipal nº 5.516 de 2006, o tempo máximo de espera na fila do banco é de até 20 minutos. Em vésperas ou pós-feriados prolongados, dias de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais, o tempo é de até 30 minutos. No entanto, na unidade do Farol, na Avenida Fernandes Lima, nº 651, a população chega a esperar entre duas e três horas.

Leia também


“Devido às inúmeras reclamações e entendendo que diversos setores estão trabalhando com força máxima, não encontramos justificativas na aglomeração e na demora que os consumidores estão enfrentando nas portas das agências. Além da Caixa, outros bancos serão notificados ainda nessa quinzena e é importante que o consumidor registre sua reclamação denunciando os abusos para o Procon de Maceió”, alerta o diretor executivo Leandro Almeida.

Banco BMG

Ainda no segmento bancário, no mesmo dia, o órgão multou o banco BMG em R$ 91 mil por cometer infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), veiculando em rede nacional a propaganda “teste cego”. Na ação, a empresa ofertava cartão de crédito aos consumidores e informava que, no ato da contratação, não haveria consulta ao Serviço de Proteção ao crédito (SPC/SERASA). No entanto, havia. A multa foi aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa.

O Código é um importante instrumento para a configuração da publicidade enganosa para aquele que contém informação falsa ou que, mesmo por omissão, é capaz de induzir o consumidor ao erro. A propaganda que foi veiculada vai contra as recentes alterações e infringe o art. 54-C, que dispõe expressamente a proibição da oferta de crédito ao consumidor sem a consulta da situação financeira dos órgãos de proteção ao crédito.

Atendimentos

Para realizar denúncias ou obter mais informações e orientações, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones 0800 082 4567 — até às 14h — ou no WhatsApp (82) 98882-8326.

Quem prefere o atendimento presencial pode se dirigir à qualquer uma das unidades do Procon Maceió: no Centro Universitário Uninassau, no bairro do Farol; na sede da antiga FAT, atual Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), no Barro Duro; Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol; e na sede do Procon Maceió, na Rua Dr. Pedro Monteiro, 47, Centro de Maceió.

O horário de funcionamento na sede do Procon Maceió é de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Os núcleos da UMJ e CESMAC estão abertos ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Já na Uninassau, das 8h às 12h e das 14h às 17h, também durante a semana.

Para formalizar as denúncias, é necessário entregar as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos que forem necessários para embasar as reclamações de abuso aos direitos do consumidor.

A Caixa se pronunciou sobre o assunto por meio de nota.

Confira:

A CAIXA esclarece que não houve autuação de agências em Maceió e que, conforme consta da notificação entregue pelo Procon da Cidade de Maceió, o prazo para resposta àquele órgão é de dez dias. A CAIXA responderá dentro do prazo estipulado sobre a possibilidade do aumento da capacidade de lotação das agências, nos limites estipulados pelo decreto do governo do estado.

Informamos ainda que a Agência Farol possui ampla área coberta na parte externa. As agências têm reforçado o atendimento no início do dia, realizado a recepção qualificada dos clientes meia hora antes de sua abertura e orientado quanto aos canais alternativos.

As agências em Maceió disponibilizam senhas diferenciadas para atendimentos aos clientes que ingressam em seu interior, de acordo com o serviço específico procurado. O horário de funcionamento das unidades é de 8h às 13h e todos os clientes que chegam até as 13h são atendidos no mesmo dia.

A partir do dia 23 de novembro, acontecerá o retorno das agências ao horário regular de funcionamento. Para esta etapa, o banco continuará com o estrito cumprimento dos protocolos sanitários, em especial com o distanciamento social e a utilização de máscaras.

A CAIXA disponibiliza aos clientes os canais digitais do banco, como os aplicativos CAIXA Tem, CAIXA Cartões, FGTS CAIXA, Habitação CAIXA, Internet Banking CAIXA, ou fale com a CAIXA pelo SAC – nmero 0800.726.0101 e pelo WhatsApp - nmero 0800.104.0104.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas