Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após protestos, parentes de presos voltam a entregar alimentos a partir de hoje

Por outro lado, sindicato culpa Governo do Estado pela falta de condições de trabalho nos presídios

Após série de protestos realizados por familiares de presidiários, a entrega de alimentos nos presídios volta a ser permitida a partir desta terça-feira (8). Uma decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou que policiais penais retomassem parte da rotina no sistema prisional.

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) divulgou, no último sábado (5), novo calendário para entrega de gêneros alimentícios pelos parentes dos reeducandos.

Leia também

O cronograma foi elaborado, segundo a Seris, após reunião entre gestores das unidades prisionais. A medida atendeu à decisão judicial da última terça-feira (3) e traz as datas conforme cada unidade do complexo penitenciário de Maceió.

De acordo com a Seris, o recebimento das feiras acontecerá entre esta terça-feira (8) e o sábado (12), das 8h às 12h. "Já o cronograma para retomada gradativa das visitas ainda é alvo de discussão entre os gestores, considerando as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus", informa a assessoria da Seris.

Em nota, o Sindicato dos Policiais Penais de Alagoas (Sindapen) informou que já contestou a ação judicial, bem como que foi intimado formalmente da decisão liminar. "Ressaltamos que, mesmo não tendo convocado qualquer greve ou paralisação, ainda que entenda a justa insatisfação e preocupação da categoria com a situação pela qual passa o sistema prisional alagoano, colocando em risco a saúde e segurança dos policiais penais, dos detentos e de seus familiares, de sua parte dará cumprimento à decisão judicial que venha a ser submetido", declara.

O sindicato disse que há a preocupação de como se dará o funcionamento do sistema prisional alagoano e reafirma que a entidade sindical não iniciou greve, greve branca ou movimento paredista, e "que o problema acarretado no sistema foi causado pelo baixo efetivo e pela pandemia da Covid 19, sendo o Governo do Estado de Alagoas o grande responsável pela situação".

Imagem ilustrativa da imagem Após protestos, parentes de presos voltam a entregar alimentos a partir de hoje
| Foto: FOTO: seris

A Seris informa, ainda, que os visitantes devem levar os alimentos pré-higienizados, conforme protocolo de prevenção à Covid-19, além de usar máscaras de proteção e manter o distanciamento mínimo, entre servidores e visitantes, quando da entrega nas unidades - cujas equipes também irão disponibilizar álcool 70%.

Desde que a entrega de alimentos foi suspensa, parentes de presos realizaram diversos protestos, em pontos da capital, para cobrar a regularização. O retorno das visitas, que, também, fez parte da pauta dos protestos, ainda não tem previsão de retomada. Gestores da Seris e chefes de unidades prisionais devem se reunir, nos próximos dias, para estabelecer cronograma de retorno.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas