Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após Maceió, Prefeitura de Rio Largo aciona BRK Ambiental e solicita suspensão de pagamentos

Município apontou ilegalidade na continuidade do pagamento, sob pena de cometimento de ato de improbidade administrativa

Após a Prefeitura de Maceió acionar a empresa BRK Ambiental, sobre a ilegalidade no pagamento do valor da outorga ao Estado de Alagoas referente aos municípios da Região Metropolitana de Maceió (RMM), Rio Largo também buscou a Procuradoria Geral do Município, que notificou a empresa.

A BRK Ambiental presta serviços públicos de água e esgoto e foi acionada pela Prefeitura de Rio Largo, esta semana, que notificou extrajudicialmente a empresa e apontou a ilegalidade na continuidade do pagamento, sob pena de cometimento de ato de improbidade administrativa causador de enriquecimento ilícito de terceiros e de dano ao erário.

Leia também

"Ao realizar o pagamento diretamente ao Estado de Alagoas (que fará uso dos recursos de modo livre e desvinculado), lesando o erário municipal – ainda que em cumprimento a um contrato previamente pactuado – a BRK AMBIENTAL se sujeita a toda sorte de responsabilidades legais, inclusive podendo ser demandada, com a inclusão dos seus dirigentes, em ações destinadas à recomposição do patrimônio público municipal", informa trecho da notificação extrajudicial.

Segundo a procuradoria geral do município, a prefeitura solicita que os repasses da outorga sejam suspensos imediatamente, pois o prejuízo aos municípios que integram a RMM, é nítido, uma vez que são estes que detém a titularidade do direito a exploração dos serviços de água e esgoto.

Levantamento do Município mostra que o prejuízo não é causado somente para Rio Largo, mas para todos os municípios que integram a Região Metropolitana, que foram incluídos no contrato de concessão em 2020, quando a BRK Ambiental venceu a licitação após ofertar lance de mais de R$ 2 bilhões.

O município recomendou ainda o depósito judicial dos valores devidos, sob pena de prática de ato de improbidade administrativa e responsabilização judicial pela devolução dos valores ao município de Rio Largo. "Considerando a gravidade dos fatos ora relatados, bem como sua expressiva repercussão financeira e a urgência na adoção de eventuais providências jurídicas, fica, desde logo, NOTIFICADA a empresa BRK AMBIENTAL para não efetuar mais qualquer pagamento a título de outorga em decorrência da concessão pública nº 09/2020 ao Estado de Alagoas", informa a notificação extrajudicial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas