Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após fechamento de 4 escolas, Sinteal acusa Renan Filho de desmonte na Educação

MPE pediu à Seduc documentos que subsidiam medida que interditou e realocou unidades de ensino

A direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) informou que vai acionar o Conselho Estadual de Educação e mobilizar a comunidade contra a medida do governo Renan Filho (MDB) de interditar e realocar quatro escolas estaduais em Maceió. A entidade avalia que estas decisões fazem parte do desmonte na Educação, feito pelo governador, ao longo dos últimos cinco anos. O Ministério Público Estadual (MPE), por sua vez, solicitou documentação que subsidia a medida tomada pelo Executivo.

"O governo do Estado tem, ao longo dos últimos 5 anos, promovido um verdadeiro desmonte das políticas de acesso às escolas públicas. Houve uma drástica redução das matrículas na rede estadual, no último período, ao mesmo tempo em que 17% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Nesse sentido, o Sinteal observa, com desconfiança, a política de fechamento das escolas, sob a justificativa da tragédia ambiental dos bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro", destaca nota da entidade, enviada àGazetaweb.

Leia também

De acordo com o Sinteal, na Escola Correia Titara, situada no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), que deve ser transferida para Marechal Deodoro, funciona parte da Seduc e continuará funcionando. "Isso gera o questionamento de como uma escola pode estar sem condições para a ocupação por alunos e professores, mas pode existir para os servidores da Secretaria de Educação".

MPE COBRA DOCUMENTAÇÃO DA SEDUC

Já o Ministério Público Estadual pediu à Secretaria de Estado da Educação que envie a documentação que subsidia a decisão de se interditar as escolas Rosalvo Ribeiro e Alberto Torres, em Bebedouro, e de realocar a José Correia Titara e a Vitorino da Rocha, no Cepa. A solicitação foi feita nessa quinta-feira (16), durante uma reunião no órgão ministerial.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação do MPE, promotor Lucas Sachsida, o próximo passo, após receber a papelada oficial, é discutir uma estratégia a ser adotada pelo órgão ministerial, diante das consequências de se transferir e interditar prédios onde funcionam unidades de ensino. Somente com o fechamento das escolas em Bebedouro, cerca de mil alunos devem ser afetados diretamente.

Além do MPE, o vereador por Maceió Francisco Sales (PPL) apresentou um requerimento à Seduc cobrando laudo das autoridades de Defesa Civil local e nacional, em que se comprove a necessidade de interdição dos colégios. Ele contesta a versão de as unidades estarem inseridas em área de instabilidade do solo.

Em resposta, o órgão estadual informou que, após laudo solicitado à Defesa Civil e à CPRM (Serviço Geológico do Brasil], decidiu, como medida preventiva, realocar quatro escolas estaduais localizadas em áreas de instabilidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas