Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Após 4 meses de greve, peritos do INSS voltam ao trabalho

Categoria retoma atendimento em estado de greve e reivindica pauta extensa

Os médicos peritos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) retomaram as atividades nesta segunda-feira (25), após quatro meses de greve, mas sem nenhum acordo firmado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Uma pauta extensa vem sendo reivindicada pela categoria.

De acordo com Célio Santos, do Sindicato dos Trabalhadores e Seguridade Social do Estado de Alagoas (Sindprev/AL), todos os médicos peritos do estado voltam ao trabalho, mas reivindicando a mesma pauta, que chegou a ser discutida várias vezes e sem um retorno positivo por parte do governo federal.

"A categoria volta em estado de greve porque nada foi fechado e atendendo prioritariamente as perícias que serão feitas pela primeira vez. As demais serão atendidas depois. Os profissionais podem parar novamente se não houver acordo", explicou o sindicalista.

Por outro lado, a assessoria de comunicação do INSS garantiu que não há essa prioridade, ou seja, todos que estão agendados serão atendidos, seja perícia inicial ou não. O que vai ocorrer é uma organização nos agendamentos.

Reivindicações 

Os médicos reivindicam o aumento salarial de 27,5%, em no máximo duas parcelas anuais, efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais; recomposição do quadro de servidores; e o fim da terceirização da perícia médica, com retorno da exclusividade da carreira médica pericial.

Tags