Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Apenas 9 municípios de AL atingem meta de vacinação contra a poliomielite no 2º quadrimestre; campanha segue até dia 30

Estado tem 10 regiões da saúde - com variação na quantidade de municípios cada -, mas nenhuma delas alcançou a meta de vacinação

Para atingir a meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde, os municípios devem imunizar mais de 95% do público-alvo para o combate à doenças imunopreveníveis, como é o caso da Poliomielite. Mas em Alagoas, segundo a Secretaria de Saúde, dos 102 municípios, apenas nove conseguiram alcançar esse percentual no segundo quadrimestre de 2022, que corresponde aos meses de maio a agosto. Devido à baixa adesão às vacinas não só no estado, como em todo o Brasil, o MS prorrogou a campanha para o dia 30 de setembro.

Os municípios que vacinaram 95% ou mais do público-alvo, crianças de até um ano de idade, foram Paulo Jacinto (101,2%), Jequiá da Praia (106,3%), Batalha (103,4%), Belo Monte (95,6%), Jacaré dos Homens (103,7%), Igaci (98,4%), Tanque D'Arca (111,4%), Monteirópoles (131,3%) e Olho D'Água do Casado (96,9%).

Leia também

De acordo com a Sesau, Alagoas tem 10 regiões da saúde - com variação na quantidade de municípios cada -, mas nenhuma delas alcançou a meta de vacinação. Ainda segundo o órgão de saúde, todas essas regiões estão classificadas no critério de risco "alto" de transmissibilidade das doenças imunopreviníveis porque imunizaram abaixo de 75% do público-alvo.

"O fato de não manter as coberturas vacinais acima da meta preconizada e de forma homogênea acarreta a formação de bolsões de suscetíveis e coloca em risco a saúde da populaçã", afirma o órgão, que complementa:

A partir desta avaliação foi possível verificar que a homogeneidade para a vacina contra a Poliomielite no estado de Alagoas foi de apenas 8,8%. Considerando os critérios utilizados na classificação de risco de transmissão de doenças imunopreveníveis (RTDI), pode-se inferir que Alagoas possui alto risco (HCV <75%) para a transmissão da doença.

Não é somente a imunização contra a poliomielite que está prejudicada. Outros sete tipos de imunizantes para o combate a doenças imunopreviníveis também foram afetados pela baixa procura no segundo quadrimestre.

Assim, de acordo com a Sesau, apenas 14 municípios alcançaram a meta para a vacina tríplice viral, 12 municípios alcançaram a meta para as vacinas Pentavalente e BCG, 11 municípios para a vacina Pneumocócica-10v, 09 municípios alcançaram a meta para a vacina contra a Poliomielite, 08 municípios para a vacina Rotavírus Humano, 07 municípios atingiram a meta para a vacina Meningocócica C (conjugada) e apenas 01 município (Jequiá da Praia) alcançou a meta para a vacina contra a Hepatite A.

"Frente ao exposto, é fato que as coberturas vacinais no Estado de Alagoas estão distante do que é preconizado, o que tem como consequência um percentual de homogeneidade também abaixo do índice recomendado (100%) para que se tenha um baixo risco de transmissão de doenças imunopreveníveis (RTDI), onde as maiores homogeneidades alcançadas foram para as vacinas Tríplice Viral (13,7%), Pentavalente e BCG (11,8%) e a Pneumocócica-10v (10,8%)", reforça o órgão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas