Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Antônio Sapucaia é sepultado sob aplausos e depoimentos emocionados

Despedida de desembargador reuniu judiciário, intelectuais e jornalistas no Memorial Parque das Flores, em Maceió

Comoção e saudade marcaram o velório e o enterro do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Alagoas e membro da Academia Alagoana de Letras (AAL) Antônio Sapucaia. Aos 81 anos, Sapucaia morreu na madrugada desta quinta-feira (3), vítima de um infarto fulminante. A despedida ocorreu hoje, no Memorial Parque das Flores, onde uma multidão de amigos, familiares e admiradores se reuniram.

Diversos membros do Judiciário de Alagoas se fizeram presentes e lamentaram a perda, porém destacaram o legado deixado por Antônio Sapucaia. Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan, evidenciou a coragem do colega e chamou a ausência do desembargador de perda irreparável.

Leia também

"Foi um homem que desafiou o seu tempo, desde sua ascensão ao cargo de juiz. Para quem era da classe social dele, cidadão do interior, sem parentes importantes, pobre, negro, depois que se fez juiz, contra todas essas dificuldades, mostrou-se um magistrado extremamente decente, honesto e, sobretudo, um juiz corajoso, com decisões extremamente arrojadas. Deixa um vazio enorme e, em compensação, um exemplo espetacular", frisou.

Imagem ilustrativa da imagem Antônio Sapucaia é sepultado sob aplausos e depoimentos emocionados
| Foto: FOTO: Raul Spinassé

Para o magistrado Diógenes Tenório, amigo de longa data e companheiro de profissão no judiciário e na redação do jornal Gazeta de Alagoas, o exemplo de Antônio Sapucaia deve ser seguido pelas futuras gerações. Ele conta que o amigo chegou na magistratura primeiro e que esteve presente nos principais momentos da sua vida.

"Nós já vínhamos juntos da época de Gazeta de Alagoas, depois na época de advocacia, depois no mundo intelectual, Sapucaia era um cara sempre voltado à literatura e estávamos sempre juntos, compilando alguns trabalhos, fazendo, naturalmente, uma parceria, sempre em favor do lado social. Sapucaia era um homem que não distinguia classes social. Sua passagem pela magistratura foi marcada principalmente pela probidade, pela honradez, tenacidade, pela bravura cívica, pelo desempenho que é referência, exemplo. E as gerações vindouras e passadas terão o Antônio Sapucaia como um exemplo dignificante, seja para a magistratura, para o mundo intelectual, para a sociedade como um todo", expressou Tenório.

Além de desembargador e intelectual, Antônio Sapucaia atuou como jornalista na redação do jornal Gazeta de Alagoas. Na época, ele ocupou o cargo de chefe de redação. O jornalista Esdras Gomes lembrou essa época. "Era muito macho. Ele era meticuloso como jornalista. Corajoso, ético, honesto", recordou o jornalista. .

TRAJETÓRIA

Imagem ilustrativa da imagem Antônio Sapucaia é sepultado sob aplausos e depoimentos emocionados
| Foto: FOTO: Hebert Borges/Gazetaweb

Sapucaia era natural de Murici, mas morou a vida toda no Pilar. Iniciou a carreira na magistratura, na década de 70, atuando nas Comarcas de Água Branca, Colônia Leopoldina, Atalaia, Viçosa e Maceió.

Em 2003, tornou-se desembargador e, em 2007, assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aposentando-se um ano depois. Além de seguir carreira jurídica, atuou como escritor e jornalista, inclusive, atuando na Organização Arnon de Mello (OAM), mais precisamente, no Jornal Gazeta de Alagoas. Também foi diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) no governo Teotônio Vilela.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas