Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

ANA reduz vazão de barragens no Velho Chico até fim de dezembro

Medida foi tomada a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico e pela longa estiagem

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou, até o dia 20 de dezembro de 2015, a redução da vazão das barragens de Sobradinho e Xingó, no São Francisco, de 1.300 metros cúbicos por segundo para 900 metros cúbicos por segundo. Havia um pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que a redução alcançasse 800 m³/s em Sobradinho, diante do longo período de estiagem. O nível do reservatório é considerado o mais crítico da história, aproximando-se do volume morto. Há possibilidade de o abastecimento em cidades do Sertão de Alagoas ser prejudicado.

A decisão da ANA está publicada na edição desta terça-feira (01), do Diário Oficial da União (DOU) e considera, entre outros pontos, a importância dos respectivos reservatórios para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento só usos múltiplos da bacia do rio São Francisco, além das informações apresentadas pelo ONS em reunião ocorrida na semana passada.

A agência explica que deve iniciar uma ampla divulgação, sobretudo nas cidades ribeirinhas do Baixo e Submédio São Francisco, das reduções de vazão a serem praticadas. A ANA poderá, antes do prazo, suspender ou revogar a resolução, caso informações técnicas recomendem cessar a flexibilização da defluência dos reservatórios de Sobradinho e Xingó. Caso isso ocorra, novos limites mínimos de vazão defluente para Sobradinho e Xingó deverão ser fixados.

A medida ainda fixa algumas regras à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) diante do novo cenário. Caberá à distribuidora, a necessidade de prática de vazão mínima de 1.300 m³/s para a navegação de comboios hidroviários, no trecho entre Sobradinho e o porto de Juazeiro, a Chesf voltará a respeitar essa vazão defluente mínima durante o tempo necessário à passagem do comboio.

Não há informes de que haja desabastecimento de energia no Nordeste, mas a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) explica que, se a vazão diminuir, o Rio São Francisco vai baixar cerca de 20cm e a captação de água pode ser prejudicada, afetando, principalmente, as cidades de Pão de Açúcar e Traipu. Até então, o nível mais baixo da represa de Sobradinho havia sido registrado em novembro de 2001 (quando atingiu 5,46% da capacidade). Com 2% apenas, a barragem caminha a passos largos para volume morto.

A Casal informou que um planejamento de ações para adequar a captação de água para os níveis mais baixos do Rio São Francisco já foi feito. A distribuidora reforça que deve fazer uso de motobombas e executar o desassoreamento em alguns trechos até o leito do rio. As medidas extremas somente devem ser implementadas caso se confirme a redução da vazão da barragem.

Além disso, a Casal adianta que enviou ao Ministério da Integração Nacional o plano de emergência com o devido orçamento, em torno de R$ 7,5 milhões, para que as medidas sejam executadas e o abastecimento nas regiões da Bacia Leiteira, Baixo São Francisco e parte Sul de Alagoas não seja afetado.

A Chesf aponta que a situação está crítica pela falta de chuvas na Bacia do Rio São Francisco. Informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que, nos últimos dois anos, o volume de chuvas foi 80% menor do que o esperado e o problema é que o quadro não deve melhorar e pode chover 40% abaixo do normal para a região.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas