Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas teve 18 casamentos homoafetivos em 2014, divulga IBGE

Estatísticas do Registro Civil mostram que número de uniões no estado é um dos mais baixos do País

Durante o ano de 2014, Alagoas teve 18 casamentos entre cônjuges do mesmo sexo, conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocorrida na manhã desta segunda-feira (30). A quantidade foi levantada com base no conjunto de Estatísticas do Registro Civil, compilado nos cartórios de casamentos. O número de Alagoas é um dos mais baixos da região Nordeste, que teve, no total, 257 uniões homoafetivas oficializadas no ano passado inteiro.

De acordo com as tabelas divulgadas pelo IBGE, a maior parte dos casamentos entre pessoas do mesmo sexto, confirmados em Alagoas, foi de casais do sexo feminino. Foram 15 registros ocorridos no ano passado, representando 5,8% do total da região Nordeste para este gênero. Três casais do sexo masculino oficializaram a união em 2014, ou 0,7% do montante do gênero na região.

A participação de Alagoas na quantidade de casamentos homoafetivos, sem distinção de gênero, em 2014, no Nordeste, foi de apenas 2,7%. Os estados de Pernambuco (26,8%), Ceará (24,5%) e Bahia (20,3%) foram os que mais tiveram registros de uniões entre cônjuges do mesmo sexo.

Dentre os 4.854 registros de casamentos entre cônjuges do mesmo sexo no Brasil, verificou-se que 50,3% eram entre cônjuges femininos e 49,7%, entre cônjuges masculinos. Entre 2013 e 2014, esse aumento foi 31,2%, o que, em números absolutos, representou 1.153 uniões homoafetivas a mais. 2013 foi o ano em que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Alagoas teve 17.532 casamentos entre cônjuges masculino e feminino em 2014, conforme os registros feitos em cartório. A participação na região Nordeste nesta distribuição foi de 6,8%. No Brasil, foram oficializados 1.101.586 casamentos heterossexuais no ano passado.

Desde 1974, a coleta, a apuração e a divulgação das estatísticas relativas aos casamentos são realizadas pelo IBGE, informações essas que passaram a integrar o conjunto das Estatísticas do Registro Civil. Os registros de casamentos permitem conhecer como a composição dos arranjos familiares foi sendo construída, ao longo dos anos, no País.

Tags