Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas precisa de 14.290 doses de CoronaVac para completar ciclo vacinal

Déficit ocorre mesmo com a chegada de mais 15 mil doses do imunizante no último final de semana em Alagoas

Alagoas precisa de 14.290 doses de CoronaVac para completar o ciclo vacinal contra a Covid-19. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (10), pelo presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, durante a reunião técnica entre os secretários municipais de saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

O presidente da AMA salientou que o deficit ocorre mesmo com a chegada de 15 mil doses do imunizante no último final de semana em Alagoas. Hugo Wanderley classificou a situação como preocupante e lembrou a aflição das pessoas, principalmente das que já ultrapassaram os 28 dias entre a primeira e a segunda dose. “Esperamos que o governo federal cumpra o calendário. Estamos aguardando uma nova nota técnica sobre as novas remessas de vacinas”, acrescentou.

De acordo com Wanderley, um novo lote do imunizante está sendo aguardado para a próxima quarta (12). Até lá, os municípios precisam se manifestar sobre a necessidade das doses necessárias para conclusão da D2.

Além disso, o Estado comunicou à AMA e ao Cosems que, para evitar futuros atrasos na vacinação da segunda dose da Astrazeneca, as futuras remessas serão armazenadas para priorizar a complementação do ciclo vacinal das pessoas já imunizadas com a primeira dose, o que pode reduzir o avanço das próximas fases.

Durante a reunião ficou definido que, diante da dificuldade de armazenamento e manejo da vacina Pfizer, a Cosems e a prefeitura de Maceió vão estabelecer um cronograma de agendamento para vacinação das gestantes, seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS).