Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Alagoas deve receber meio milhão de turistas na alta temporada

A partir de 12 de setembro, número de voos que chegam ao Zumbi dos Palmares será de oito por dia

Quem deixar para a última hora para comprar pacotes de férias no verão de Alagoas corre o risco de não encontrar hospedagem em hotéis classificados. Já está quase tudo lotado. A partir de 12 de setembro, o número de voos que chegam ao aeroporto Zumbi dos Palmares será, em média, oito por dia, ou seja, um terço do que era antes de pandemia.

De março a junho, eram dois voos diários. A companhia Azul também antecipou a retomada da rota Campinas-Maceió prevista para o fim de setembro. Em outubro, haverá aumento de oferta. As boas notícias chegam com a confirmação da reabertura de 95% dos hotéis do estado, que estavam fechados desde o agravamento da pandemia, em março.

Leia também

Os empresários, operadores e a Secretaria de Turismo de Maceió revelam que o feriadão de 7 de Setembro já tem assegurado ocupação superior a 70% em hotéis de médio e grande portes. Para a temporada de alta estação, de novembro deste ano a março de 2021, são esperados mais de 500 mil turistas nacionais e estrangeiros.

Os pacotes de Natal e Réveillon já estão praticamente vendidos nos estabelecimentos mais badalados. A procura para hospedagem para o carnaval (previsto para 12 a 16 de fevereiro do próximo ano) também começou a aquecer o mercado interno.

Os empresários e operadores estão otimistas, mas se mantêm discretos quando o assunto é a retomada da operacionalidade e do movimento. A maioria fala que, em setembro, o movimento deve ficar abaixo de 25% do registrado no mesmo período do ano passado.

Otimista com o retorno crescente das companhias áreas, o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, revela que, "a partir de agora, receberemos seis, sete e, até, nove voos por dia. Por isso, a média é de oito voos/dia".

Isto representa quase um terço do movimento aéreo registrado antes da pandemia. A média, até janeiro, era de 25 voos/dia, revelam os principais agentes de turismo da cidade. Com relação a conexões, o Estado já está conectado com todos os destinos do País, com ligações Maceió-São Paulo e Maceió-Brasília. Tem voos direto para São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e, agora, Campinas (SP). Hoteleiros e agentes de turismo esperam um aumento entre 37% e 38% da oferta de voos regulares.

Imagem ilustrativa da imagem Alagoas deve receber meio milhão de turistas na alta temporada
| Foto: FOTO: Ailton Cruz

A outra boa notícia que anima, economicamente, o turismo são os três primeiros fretamentos de voos que ocorreram em março, para o feriadão de 7 de Setembro, data em que o País comemora 198 anos de Independência de Portugal. "Isto é uma demonstração clara das operadoras pela opção, também, por Maceió e pelo Nordeste". Jair Galvão tem conhecimento, também, de hotéis em Maceió com mais de 70% de ocupação no feriadão.

Outro detalhe importante é que a maioria dos voos para Maceió, desde julho, chegam praticamente lotados. "A ocupação dos aviões é superior a 80%. Isto anima, também, as companhias aéreas, estimula a retomada gradual da malha para Alagoas e incentiva os investidores", avaliou Galvão.

O trabalho comercial do Maceió Mar Hotel para o feriadão, por exemplo, apresenta como resultado a ocupação superior a 70%, dos leitos, conforme revelou a diretora comercial Drica Vasconcellos. O hotel reabriu no dia 1º deste mês, com 10 apartamentos. Com o crescimento da procura, aumentou a oferta de leitos. Após o feriado, trabalhará para manter, pelo menos, 40% da ocupação. A empresária também se mostrou otimista para as festas de Natal. Garantiu, inclusive, a manutenção da "Cantata Natalina" tradicional como mais uma atração para a cidade e o Réveillon.

A empresária observou que, na alta estação, corre risco quem deixar para fazer reserva na última hora. Na esteira da retomada hoteleira, alguns resorts, pousadas e hotéis classificados já estão com a lotação vendida para o Natal e Réveillon. Os negócios continuam fluindo.

"As expectativas são bastante promissoras, e já é sentido neste feriado de 7 de Setembro", disse o secretário Jair Galvão, ao enumerar estabelecimentos conhecidos que estão reabrindo.

No início deste mês, 12 hotéis de Maceió que estavam fechados retomaram as atividades. "O estado se aproxima da totalidade dos hotéis reabertos. Quem ainda não reabriu volta às atividades a partir da segunda quinzena. Isto nos leva a dizer que o parque hoteleiro e os meios de hospedagem de Maceió e de Alagoas voltaram às suas operações".

Mais de 600 mil turistas devem passar por Alagoas na alta temporada
Mais de 600 mil turistas devem passar por Alagoas na alta temporada | Foto: FOTO: Ailton Cruz/Arquivo

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas