Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

AL é o estado do NE onde as pessoas mais fazem sexo sem camisinha

Dado é referente aos uso do preservativo fora de relacionamentos; só Amazonas e Goiás ficam à frente de Alagoas

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Alagoas aparece entre as unidades da federação – primeira do Nordeste - onde as pessoas mais tiveram relações sexuais fora de relacionamento, sem o uso de preservativo. Nessa mesma pesquisa, aparece como um dos estados que apresentaram um dos maiores índices de uso da camisinha durante ato sexual.

Em um dos índices apresentados pelo IBGE sobre os brasileiros e brasileiras que costumam usar preservativo na relação sexual, Alagoas ocupa a sexta colocação, com 41%. Estão à frente, o Distrito Federal, Roraima, Amazonas, Acre e Ceará. Respectivamente, com 52%; 50%; 48%; 45% e 43% dos participantes têm o hábito de usar camisinha.

Já no quesito estados em que as pessoas já mantiveram relação sexual fora de um relacionamento, sem uso da camisinha, Alagoas ocupa a terceira posição. Esse tipo de comportamento ainda é mais frequente no Amazonas e em Goiás.

Pelos dados reunidos pelo IBGE, entre 19 de dezembro de 2022 e 2 de janeiro deste ano, Alagoas é o estado do Nordeste onde as pessoas mais mantiveram relações sexuais, fora de um relacionamento, sem preservativo e também o segundo da região entre os que costumam usar a camisinha do ato sexual.

No Brasil, 64% das pessoas entrevistadas afirmaram não ter o costume de usar preservativo. Especialmente na faixa etária dos 40 aos 44 anos, 72% afirmaram não usar camisinha e 33% relataram já haver tido relação sexual fora de um relacionamento, sem preservativo.

Artigos Relacionados

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2021 pelo IBGE, aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ao longo de 2019, correspondendo a 0,6% da população com 18 anos de idade ou mais.

“Sabe-se que o uso de preservativos, as famosas ‘camisinhas’, são cruciais na redução da incidência de IST. Além disso, elas dispõem de um papel essencial quando se fala em evitar gestações não planejadas, tendo em vista que, no país, a iniciação sexual é cada vez mais precoce. Acerca do assunto, inclusive, dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc/SUS) indicaram que um em cada sete nascimentos é oriundo de mães adolescentes. E, relacionado ao tema, o mais recente estudo da Famivita revelou que 64% da população não costuma utilizar preservativos na relação sexual”, destaca publicação do IBGE.

Em se tratando da faixa etária, do total geral de integrantes do estudo, 72% apontaram não ter o costume de usar camisinha, na idade entre 40 a 44 anos. Referente ao grupo dos 25 aos 29 anos, 68% explicaram não fazer essa utilização. O estudo também trouxe a informação que 92% dos entrevistados têm ciência de que o preservativo evita as IST 's.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas