Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Abrasel entra na Justiça cobrando que o Estado e municípios arquem com prejuízos causados por decretos

A judicialização faz parte de um movimento nacional da associação, que ingressou com ações civis públicas exigindo reparação financeira aos negócios do setor

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas entrou com uma ação civil pública contra o Estado e vinte municípios de AL pedindo a condenação deles para que indenizem os membros da associação pelos prejuízos provocados pela edição dos decretos que provocaram a paralisação, suspensão e/ou restrição de atividades dos bares e restaurantes. Atualmente, há um decreto estadual que restringe o horário destes estabelecimentos e proíbe que eles abram as portas durante finais de semana e feriados.

A judicialização faz parte de um movimento nacional da associação, que ingressou com ações civis públicas exigindo reparação financeira aos negócios do setor. A Abrasel moveu ações em todos os estados da federação e em 270 municípios, exigindo a reparação financeira para os estabelecimentos associados.

Leia também

Em Alagoas, a ação tramita na 31ª Vara Cível da Capital. Segundo a Abrasel, com a causa coletiva ganha, o próximo passo será que cada estabelecimento ingresse com uma ação individual apresentando os cálculos de perdas comprováveis em função das medidas do poder público e pedindo a reparação correspondente.

De acordo com a Abrasel nacional, já são mais de 300 mil estabelecimentos fechados em todo o Brasil. Entre os que sobreviveram, a maioria (72%) está em prejuízo (72%). “Esse é o retrato atual do setor de bares e restaurantes no Brasil, injusta e desproporcionalmente afetado pelas restrições impostas por estados e municípios durante a pandemia.” afirma a associação.

A Abrasel frisa que graves e comprováveis perdas foram registradas pelos negócios do setor neste período em consequência direta das medidas restritivas. “Enquanto houve setores que ganharam com a crise, fomos um dos mais prejudicados pelas medidas restritivas impostas. Não estamos discutindo o mérito destas iniciativas – se foram lícitas ou não – nem mesmo associando as ações na Justiça a qualquer prefeito ou governador em específico, nem à qualidade de suas decisões. Temos clareza de que as perdas provocadas no setor foram resultantes de atos do executivo municipal e estadual, portanto, cabe a estes a responsabilidade pela reparação” afirma o presidente da Abrasel nacional, Paulo Solmucci.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas