Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

AAL reúne filiados e convidados e promove debate sobre o Carnaval

Academia Alagoana de Letras promoveu, nesta quarta-feira, debate sobre a "crise do carnaval-espetáculo", com o jornalista e historiador Edberto Ticianelli

A Academia Alagoana de Letras (AAL) promoveu, nesta quarta-feira (8), na Casa Jorge de Lima, na Praça Sinimbú, em Maceió, uma palestra, com o historiador Edberto Ticianelli sobre o Carnaval, a maior festa popular do Brasil. Com o tema: "A crise do carnaval- espetáculo", o debate acontece no momento em que a festa popular retorna e se reinventa com força após a pandemia da Covid-19, que impôs a não realização do evento por dois anos.

Para Rostand Lanverly, presidente da AAL, a academia provoca, instiga e aquece uma boa discussão sobre a temática, movimentando seus integrantes e convidados, para um debate de alto nível sobre a maior festa popular do Brasil.

"É uma alegria ter a casa aberta mais uma vez. A Casa Jorge de Lima, sendo a casa dos alagoanos, a casa da cultura alagoana, e aqui nós teremos um importante debate sobre o tema, quando o Carnaval será visto como tema de estudos, como ciência, mas, principalmente, como festa democrática e popular. E ter Edberto Ticianelli como expositor, é uma garantia de sucesso absoluto", disse o presidente da AAL.

Evento da AAL reúne imortais e convidados para debater o carnaval

Para o historiador Edberto Ticianelli, palestrante convidado pela academia, ter oportunidade de discorrer sobre o Carnaval, depois de dois anos de interrupção do evento em virtude da pandemia, é motivo de muita alegria. "É um privilégio estar na academia, discutindo um tema tão apaixonante como o Carnaval, principalmente depois da pandemia, apesar de estarmos sentindo as perdas humanas, em decorrência da Covid-19, a vida continua", afirma.

Sobre o tema: "A Crise do Carnaval- Espetáculo", para o historiador, o Carnaval sempre será um espetáculo. Porém, sobretudo, o Carnaval é, essencialmente, festa. "A prioridade para mim é a festa. Acredito que o Carnaval, enquanto espetáculo, está perdendo espaço para o Carnaval-festa, aquele que nasce do povo, o carnaval dos brincantes", frisou.

Edberto Ticianelli é historiador, jornalista, produtor cultural e também um dos integrantes da Liga Carnavalesca de Maceió, responsável pelo Jaraguá Folia, evento que promete levar uma multidão para as ruas do histórico bairro, com o desfile de mais de 100 blocos carnavalescos, nesta sexta-feira (10).