Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

10ª Bienal do Livro acontece em agosto e deve reunir 350 mil pessoas

Evento retorna após um hiato de quatro anos; programação ocorre no Centro de Convenções e, também, nas ruas do bairro do Jaraguá

Um dos eventos mais esperados pelos alagoanos está de volta este ano, com muitas novidades e expectativa de público de mais de 350 mil pessoas. Trata-se da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que este ano chega a sua 10ª edição, após um hiato de quatro anos em decorrência da pandemia da Covid-19. O evento vai acontecer de 11 a 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e também no bairro Histórico do Jaraguá, que vai receber cerca de 250 atividades culturais.

No total, serão realizadas durante os dias de bienal cerca de 300 atividades literárias, acadêmicas e artísticas. A preparação já começou e o tema desta edição do evento será Defender a Vida, Proteger o Planeta e Humanizar a Sociedade. Segundo o diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), Ivamilson Barbalho, a temática escolhida representa relevância singular no que se refere ao que passa, atualmente, a história humana.  


“Escolhemos esse tema, justamente, porque enfrentamos uma grave crise sanitária, vivenciamos uma imprudente relação com a natureza colocando em risco a existência de todas as outras espécies, inclusive, a nossa. E assim, carecemos de um novo ordenamento quanto à maneira de lidarmos uns com os outros, construindo relações humanas mais justas, pacíficas, democráticas e harmoniosas”, refletiu Ivamilson.

O objetivo é reunir toda a comunidade acadêmica, inclusive, dos campi fora de sede. “Certamente, a Bienal continua sendo o maior evento promovido pela Ufal. E essa, em particular, tem aquele ‘sabor’ de alegria, sob a energia do encanto, do reencontro, já que será a primeira pós-pandemia no formato presencial. Repetindo edições passadas, nossa expectativa é que um número ainda maior de estudantes, jovens, crianças e público em geral participem da 10ª Bienal”, projeta o diretor da Edufal.  

Artigos Relacionados

País homenageado  

Para a Bienal 2023, o país homenageado será a Argentina. “Assim como o nosso [país], a Argentina passa por um processo exitoso de fortalecimento da defesa da democracia. Além de dispormos de uma proximidade geográfica temos, em comum, também, acordos comerciais e políticos”, disse Ivamilson Barbalho.  

A Argentina marcará presença nos dez dias de evento do maior evento cultural e literário de Alagoas com a UNR Editora, da Universidad Nacional de Rosario (UNR) que surgiu em 1989 e um ano depois já conseguiu ampliar sua produção. Em 1995, a editora passou por uma renovação tecnológica, o que permitiu à comunidade universitária um maior acesso aos livros publicados.  

Dos anos 2000 para frente, e com o advento das novas mídias e tecnologias, a UNR Editora buscou ampliar o alcance de suas produções, visando chegar a toda sociedade, promovendo o lançamento de novas coleções nas áreas da literatura, crônicas, ensaios e poesias com o objetivo de estreita os laços entre os livros e os leitores.  

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas