Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Verstappen segura Hamilton, vence GP dos EUA e amplia liderança na F1

Piloto da Mercedes chegou a ultrapassar rival na largada, mas depois de cair para segundo por estratégia da RBR, não se aproximou de Verstappen a tempo de superá-lo novamente; Pérez completa pódio

Em clima de faroeste americano, Lewis Hamilton e Max Verstappen batalharam do início ao fim do GP dos Estados Unidos neste domingo, mas foi o holandês quem levou a melhor no Circuito das Américas e conquistou a vitória na prova, sua oitava na Fórmula 1 em 2021.

A dupla se revezou na liderança, com direito a uma largada de tirar o fôlego na qual o britânico da Mercedes levou a melhor. Porém, a RBR superou a Mercedes na estratégia, colocando ainda Sergio Pérez no terceiro lugar da corrida texana.

Leia também

A Mercedes e a RBR jogaram com duas paradas na prova; no entanto, a equipe austríaca mandou seus pilotos para os boxes na frente e garantiu a vantagem com o undercut. No último pit stop de Hamilton, a heptacampeã de construtores manteve os pneus duros; apesar de ter conseguido reduzir em 20 voltas a desvantagem de quase 9s, Hamilton não chegou a tempo de passar Verstappen.

O britânico do carro 44 ainda sofreu com a ausência de seu companheiro Valtteri Bottas, que punido com cinco posições por trocar um dos componentes do motor, se perdeu no pelotão intermediário. Do outro lado, a RBR pôde contar não apenas com Verstappen mas com Sergio Pérez, seu segundo piloto.

Além da disputa entre os líderes do campeonato, a corrida teve também a briga entre McLaren e Ferrari, que rivalizam pelo posto de terceira força do campeonato da Fórmula 1 em 2021. O certame teve direito a "sanduíche" na largada e toque nas últimas voltas, mas foi a escuderia italiana quem se saiu vencedora, colocando Charles Leclerc na quarta colocação, à frente de Daniel Ricciardo.

A vitória de Verstappen dobrou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos sobre Hamilton de seis para 12. O heptacampeão leva para casa, além dos 18 pontos do segundo lugar, o ponto extra da volta mais rápida. A Mercedes permanece na ponta do Mundial de Equipes com 460.5 tentos contra 437.5 da RBR.

Confira a classificação atualizada do campeonato

A 18ª etapa da temporada da Fórmula 1 será o GP do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, em 7 de novembro. Restam cinco corridas para o fim do campeonato, em 12 de dezembro.

Resultado da prova

Os três primeiros

VERSTAPPEN: "Fomos agressivos e não tinha a certeza de que ia funcionar, mas as últimas voltas foram divertidas. Estou super feliz, é claro, por ter dado conta".

HAMILTON: "“Em primeiro lugar, parabéns ao Max, ele fez um ótimo trabalho hoje. Foi uma corrida muito difícil. Tive um bom começo e dei absolutamente tudo de mim, mas no final do dia eles apenas tiveram a vantagem neste fim de semana".

PÉREZ: "Fiquei sem água no carro! Não conseguia beber nada, ficou muito difícil! Estava perdendo forças no final".

A largada

Max Verstappen, na pole, espremeu Lewis Hamilton e forçou o rival para a saída do pit lane. Saindo da reta por dentro, o piloto da Mercedes contornou a curva 1 com uma ligeira vantagem sobre o holandês e "devolveu", deixando o líder do campeonato sem espaço e assumindo a liderança. Max quase caiu para a quarta colocação, mas Sergio Pérez, em terceiro, não conseguiu passar o colega.

Também teve disputa entre a Ferrari e McLaren; Daniel Ricciardo e Lando Norris se entrepuseram a Carlos Sainz, que chegou a sair da pista; o espanhol cedeu a quinta colocação para o rival, enquanto Charles Leclerc permaneceu em quarto.

No fundo do grid, Lance Stroll e Nicholas Latifi se tocaram, e Esteban Ocon danificou a asa dianteira em um lance com uma das Alfa Romeos, visitando os boxes para reparos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas