
Em um duelo equilibrado que invadiu a madrugada, Thiago Monteiro saiu na frente, mas acabou derrotado de virada pelo taiwanês Chun-Hsin Tseng, número 125 do ranking mundial, numa batalha de 3h20 pelas oitavas de final do Rio Open, no último jogo da rodada de quarta-feira. O número 3 do país lutou até o fim, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4/7), 6/3 e 7/6 (7/4), e deu adeus ao ATP 500 do Rio. Em busca de uma vaga na semifinal Tseng enfrenta agora o atual campeão do torneio, o argentino Sebastián Báez, na sexta-feira.
Com a eliminação, Thiago perdeu a chance de reeditar o duelo das quartas de final do Rio Open 2024 diante de Báez, atual número 31 do ranking. Com a derrota, o brasileiro, que iniciou o torneio como número 99 do mundo, deve deixar o top 100 do ranking mundial, passando a ocupar momentaneamente a 107ª colocação na lista atualizada em tempo real pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
Leia também
O jogo
Thiago foi ameaçado logo no primeiro game e precisou entrar no jogo rapidamente para manter seu serviço. Depois do susto inicial, equilibrou a disputa e no sexto game chegou à quebra de saque, abrindo 4/2. Sacando para ampliar a vantagem, o brasileiro viu o rival chegar ao break point, mas conseguiu se segurar e fez 5/2.
Thiago teve o set nas mãos ao obter mais uma chance de quebra, mas Tseng acordou para a partida. Numa reação rápida, o taiwanês confirmou seu saque, quebrou o serviço do brasileiro e em seguida empatou o set em 5/5. A parcial seguiu parelha e foi decidida no tiebreak, em que Monteiro levou a melhor e fechou em 7/4.
Embalado, Thiago voltou bem para o segundo set e chegou a três break points logo no primeiro game. Arriscou tudo e, com uma bola na linha, conseguiu a quebra na terceira chance, saindo na frente. Na sequência, entretanto, sofreu um apagão, abusou das duplas faltas e cedeu dois games seguidos para Tseng, que abriu 4/1. O taiwanês manteve a vantagem e venceu a parcial por 6/3, forçando a disputa do terceiro set.
Tseng voltou disposto a assumir o controle da parcial decisiva e chegou à quebra de saque no terceiro game. Frustrado, Thiago perdeu o controle e quebrou sua raquete no próprio tênis, recebendo uma advertência. Mas aos poucos se acalmou e voltou para o jogo. Soube aproveitar erros de Tseng para devolver a quebra no sexto game, passando a frente na sequência: 4/3. O set seguiu equilibrado até o fim e a classificação foi definida no tiebreak. Num desempate de nervos à flor da pele, Thiago não conseguiu se impor diante de Tseng e acabou derrotado por 7/4.