Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Real Madrid decide que Mbappe não fará parte da equipa olímpica de França

A competição prevê que cada equipa seja composta por jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 2023.


				
					Real Madrid decide que Mbappe não fará parte da equipa olímpica de França
Real Madrid decide que Mbappe não fará parte da equipa olímpica de França. : Divulgação

A estrela do futebol francês Kylian Mbappe não foi nomeado pelo treinador Thierry Henry para a equipa provisória dos Jogos Olímpicos de Paris, apesar de o jogador de 25 anos já ter manifestado a sua ambição de participar nos Jogos deste verão.

A competição prevê que cada equipa seja composta por jogadores nascidos a partir de 1 de janeiro de 2023. No entanto, podem ser incluídos três jogadores com mais de 23 anos durante os Jogos. É por isso que a participação de Mbappe é esperada por muitos. O presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a pressionar o Real Madrid para que deixasse Mbappe jogar nos Jogos Olímpicos em maio passado.

Leia também

Thierry revelou que a razão foi o facto de não ter conseguido obter autorização do novo clube de Mbappe, o Real Madrid. Infelizmente para a França, os clubes não são obrigados a deixar os seus jogadores competir nos torneios olímpicos masculinos, ao contrário do que acontece no Campeonato da Europa.

“O Real Madrid foi muito direto em relação aos Jogos Olímpicos. A última vez que recebi tantas recusas foi na universidade. Nem sequer houve negociações. Você vai, pergunta, eles dizem não e você vai embora", disse Henry em 3 de junho, segundo a ESPN.

Mbappe passou os últimos sete anos no Paris Saint-Germain e anunciou recentemente a sua transferência para o Real Madrid. Diz-se que chegou a um acordo para um contrato de cinco anos até 2029.

Apesar de não ter podido incluir Mbappe, Thierry colocou a dupla do Crystal Palace Michael Olise e Jean-Philippe Mateta no alinhamento inicial. Mathys Tel, do Bayern de Munique, WarreN Zaïre-Emery, do PSG, e o veterano atacante Alexandre Lacazette também foram convocados para disputar os Jogos Olímpicos.

A lista provisória de 25 jogadores continua a ser composta por jogadores de topo das ligas europeias. No entanto, a sua participação ainda está por determinar, uma vez que os clubes ainda podem rejeitar a sua inclusão antes da apresentação da lista final, a 3 de julho.

Em conferência de imprensa, o selecionador francês sublinhou que ainda há tempo para alterar a sua seleção final de 18 jogadores.

“Tudo está aberto a toda a gente”, disse.

Rejeição do Chelsea e do Arsenal

Para além de Mbappe, o treinador Thierry também excluiu duas estrelas da Premier League devido aos seus clubes.

Os defesas franceses Benoit Badiashile e Malo Gusto não obtiveram autorização do seu clube, o Chelsea. Esta decisão está de acordo com o plano do novo treinador do Arsenal, Enzo Maresca, de utilizar a dupla para os treinos de pré-época do clube.

Entretanto, o Arsenal também impediu William Saiba de se juntar à equipa de Thierry. No entanto, diz-se que está a ser convocado para a próxima equipa do Campeonato da Europa.

Isto pode dever-se à proximidade das datas dos Jogos Olímpicos e do início da época da Premier League. Os clubes da Premier League são mais propensos a deixar os seus jogadores recuperarem durante a pausa da época e a treiná-los para novas tácticas.

Além disso, apesar de os Jogos Olímpicos serem um torneio de longa data e de prestígio, a falta de reconhecimento formal da FIFA complica a participação de jogadores famosos.

As mesmas dificuldades das equipas de outros países

A equipa francesa não é a única que tem tido dificuldades em recrutar jogadores de topo para o seu plantel dos Paris 2024 | Jeux Olympiques.

A Argentina, por exemplo, não deverá contar com Enzo Fernandez. O Chelsea, em particular, não permitiu que Fernandez se juntasse à equipa olímpica argentina, apesar de ele ter tentado falar com o clube várias vezes.

Entretanto, é mais provável que Julian Alvarez jogue pela equipa. Se for selecionado para a equipa final, o Manchester City permitirá que Alvarez represente a Argentina nos Jogos Olímpicos.

A Espanha enfrentou o mesmo problema com os seus jogadores promissores, Lamine Yamal e Pau Cubarsi, em Barcelona. O diretor desportivo do clube, Deco, afirmou que ambos os jogadores não deveriam ser autorizados a participar no Euro ou nos Jogos Olímpicos.

Outro jovem jogador do Barcelona, Pablo Martín Páez Gavira, já tinha sofrido uma lesão no ligamento cruzado anterior quando jogava pela Espanha durante a qualificação para o Euro 2024.

A fúria do Barcelona devido à lesão do seu principal jogador pode ser uma das razões pelas quais não veremos nenhuma estrela do Barcelona nos Jogos Olímpicos de 2024. A Federação Espanhola de Futebol também decidiu não incluir Gavi na equipa nacional até março de 2025, antes das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X