Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Raio-X da Série D: entre campeões estaduais e times de tradição, ASA e Murici não devem ter vida fácil no Grupo 4

Faltando menos de uma semana para o início da competição nacional, as duas equipes seguem suas preparações, sonhando com o acesso

A Série D 2021 já bate à porta de ASA e Murici. Com a regionalização dos grupos, as equipes alagoanas acabaram entrando no grupo 4, assim como foi no caso de Jaciobá e Coruripe, na Série D 2020. E além do encontro alagoano que teremos, os dois times terão outros seis difíceis adversários para tentar chegar ao mata-mata e sonhar com o acesso.

Na Série D, temos oito grupos com oito equipes em cada um e, em todos eles, os quatro primeiros se classificam para o mata-mata. Junto com ASA e Murici, o grupo 4 ainda conta com os baianos da Juazeirense, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas; os sergipanos Itabaiana e Sergipe; além do Retrô, time pernambucano.

Leia também

Conhecido como um dos campeonatos mais difíceis, tanto o Alvinegro quanto o Alviverde vão precisar conhecer bem seus adversários para a disputa da quarta divisão nacional.

Atlético de Alagoinhas

O time baiano é uma das novidades em 2021 e será o adversário do ASA na primeira rodada. O Carcará vem do seu maior momento na história, já que conquistou o Campeonato Baiano em 2021, sobre o Bahia de Feira, também adversário no grupo.

O Atlético de Alagoinhas é o atual campeão baiano
O Atlético de Alagoinhas é o atual campeão baiano | Foto: Divulgação

O Atlético vem em constante crescimento e é super tradicional no futebol baiano. Conquistou, em 2018, a segunda divisão do Baiano; em 2020, foi vice-campeão da elite; e, de lá para cá, é só crescimento. Treinado por Sérgio Araújo e ainda com alguns remanescentes do título estadual, o Atlético deve brigar forte por uma vaga no mata-mata.

Bahia de Feira

Bem mais conhecido no futebol nordestino, o Bahia de Feira chega para a sua terceira Série D seguida. Porém, foi eliminado na fase de grupos em ambos os anos.

O Tremendão tem um velho conhecido do futebol alagoano no seu banco de reservas. O treinador da equipe é nada mais, nada menos que o famoso Oliveira Canindé, que conquistou o acesso para a Série C com o CSA em 2016. Com o vice-campeonato baiano de 2021, o Bahia espera desta vez ir longe na Série D.

Juazeirense

Entre as equipes do grupo, a Juazeirense é a que vem de uma disputa mais recente da Série C. Em 2017, quando a Série D tinha uma outra fórmula, o Cancão conseguiu eliminar o América de Natal e ascendeu para a Série C. Entretanto, caiu logo no ano seguinte, em 2018, e, desde então, tenta o retorno para a divisão acima.

A Juazeirense foi outra equipe que fez uma boa campanha no Estadual, foi líder dos pontos corridos, mas caiu no mata-mata. Inclusive, só ficou atrás do Bahia e do Atlético de Alagoinhas, no terceiro lugar geral. Para a Série D, a equipe trocou o comando técnico, saiu Givanildo Sales e chegou Carlos Rabelo, que é conhecido da torcida de Juazeiro. Além da Série D, o Cancão joga a 3ª fase da Copa do Brasil contra o Cruzeiro e vem esfomeado para a disputa.

Sergipe

O Atlético de Alagoinhas não está sozinho como campeão estadual do grupo. Após dois anos, o Gipão voltou a levar o campeonato estadual, inclusive, tirando o seu maior rival, Confiança, que joga a Série B, na semifinal.

Jogadores do Sergipe erguem a taça de Campeão Sergipano de 2021
Jogadores do Sergipe erguem a taça de Campeão Sergipano de 2021 | Foto: Divulgação/CSS

Indo para a sua sétima participação na Série D, a equipe vem ganhando certa experiência na competição. E experiência também está no banco do Sergipe, com o técnico Elias Borges, bicampeão sergipano. O Colorado é uma das equipes do grupo que está mais se reforçando para a disputa, entre a chegada de novos atletas, a juventude vem reinando.

Só nesta semana, foram quatro reforços: Sanny, de 25 anos; Rodrigo Lucas, de 24; Charles, de 23; e João Paulo, de 20, sendo que este último teve uma passagem pelo CSA. No grupo, o Sergipe reencontra o ASA, pois ambos se enfrentaram na Série D de 2018, com um empate e uma vitória para os sergipanos.

Itabaiana

Temos outro Tremendão no grupo, além do Bahia, mas este é de Sergipe: o Itabaiana. A equipe tricolor tem um certo cacoete na disputa da Série D. São sete participações, contando com 2021, e um 5º lugar na temporada de 2019. Naquela ocasião, inclusive, eliminando o ASA na terceira fase. Após perder em Arapiraca, por 2 a 0, venceu, por 4 a 1, em Sergipe. Daí, só caiu no mata-mata do acesso contra o Ituano.

Desta vez, a equipe não quer deixar o acesso escapar por nada. Além do experiente Evandro Guimarães, que passou pelo CSE em 2021, o time contratou seis peças, sendo que duas delas também atuaram em Alagoas no ano de 2021: Cleiton, ex-CSE, e Geovany, que estava no Jaciobá.

Retrô

A grande novidade do grupo é o Retrô, time mais jovem, que foi fundado apenas em 2016. A equipe ficou famosa não só pelo empate com o Corinthians na Copa do Brasil em 2021, mas também por sua grande estrutura que impressiona. Inclusive, o CSA treinou em suas dependências na pré-temporada.

Retrô segue firme as preparações no seu CT
Retrô segue firme as preparações no seu CT | Foto: Reprodução/Instagram Retrô

Será a estreia do Retrô na Série D, porém, é apontado como um dos favoritos por conta de seu estilo de jogo bastante ofensivo. No Estadual, a equipe passou sustos por ter que disputar o quadrangular do rebaixamento, mas conseguiu escapar da queda. Com uma equipe incrivelmente jovem, o azulino procura brigar firme por uma das quatro vagas na Série C.

O Retrô será o primeiro adversário do Murici e mandará suas partidas na Arena de Pernambuco.

Jogos da 1ª rodada do Grupo 4 da Série D:

  • Bahia de Feira x Sergipe - sábado (05/06), 16h
  • Itabaiana x Juazeirense - domingo (06/06), 16h
  • Retrô x Murici - domingo (06/06), 16h
  • ASA x Atlético de Alagoinhas - domingo (06/06), 16h

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas