Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Presidente da Fórmula 1 apoia fim do atual formato de treinos livres

Stefano Domenicali comentou sobre questão neste fim de semana, na etapa de Portugal da MotoGP; italiano já havia sugerido fazer sessões livres valerem pontos em entrevista de 2022

Se dependesse apenas de Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1, o atual formato dos fins de semana da categoria seriam bem diferentes. É o que o italiano vem propondo desde setembro passado, reafirmando em uma entrevista dada durante a etapa de Portugal do Mundial de Motovelocidade.

- Sou um apoiador da ideia de cancelar os treinos livres, que são muito úteis para os engenheiros mas o público não gosta - defendeu Domenicali.

Leia também

O atual formato, de três treinos livres - dois na sexta-feira e um no sábado - foi instituído em 2006. As sessões já chegaram a ter 1h30, mas foram reduzidas em 2021 para 1h. A duração pode ser estendida em casos excepcionais, como nos GPs dos Estados Unidos e México do ano passado, para o teste dos protótipos de pneus da fornecedora da categoria.

Em uma entrevista dada ao jornal italiano "Corriere della Sera", o CEO da F1 detalhou seu plano ideal para os fins de semana da F1:

- É preciso tentar, as desculpas para não fazer nada são sempre muitas. Os puristas torcem o nariz, mas a F1 mudou a maneira de se classificar os carros dezenas de vezes ao longo dos anos. Eu gostaria que sempre houvesse uma briga por algo que também conta para o título. As corridas classificatórias foram o primeiro exemplo de algo que pode ser melhorado. Em um fim de semana tradicional, com dois treinos na sexta-feira, cada sessão livre deveria valer pontos, ou as voltas de classificação, ou a classificação para uma corrida no sábado com o grid invertido.

Embora nem sempre sejam apelativos ao público, os treinos livres (TLs) servem para testar ajustes, configurações e novas peças nos carros, bem como o desempenho dos três tipos de pneus e as estratégias que podem beneficiar as equipes no sábado de classificação e domingo da corrida.

Domenicali já encabeçou outra importante mudança no fim de semana da F1, a maior em 15 anos: a introdução das corridas classificatórias. Iniciado em 2021, o formato retirou um treino livre para a realocação da classificação de três segmentos (formalizada também em 2006) na sexta-feira e a instalação de uma corrida curta no sábado, valendo as posições de largada para o domingo.

Neste ano, a F1 promoverá seis corridas classificatórias: nos GPs do Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e São Paulo.

A F1 retorna neste fim de semana com o GP da Austrália, em 2 de abril.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas