Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > OLIMPÍADAS

Rafael Silva perde para Teddy Riner e fica em sétimo lugar no judô

Brasileiro, dono de duas medalhas olímpicas de bronze, perde para bicampeão olímpico na repescagem e dá adeus à competição individual nos pesados. Francês conquista medalha

O brasileiro Rafael Silva terminou sua participação individual nas Olimpíadas de Tóquio em sétimo lugar. Nesta sexta-feira, ele foi derrotado pelo francês Teddy Riner, campeão olímpico em 2012 e 2016, por chave de braço e não tem mais chances de medalha na categoria peso-pesado (além de 100kg). Já o decacampeão mundial seguiu na competição e conquistou o bronze, sua quarta medalha olímpica na carreira.

Em menos de um minuto, Riner conseguiu aplicar o golpe em Baby, primeiro um waza-ari, depois o francês já puxou o braço do brasileiro, que bateu e a luta foi encerrada.

Leia também

- O Teddy, a gente luta desde que eu comecei nas categorias de base. É um atleta que eu tenho bastante dificuldade, a força dele incide bastante sobre meu judô. Mas fiz meu máximo, busquei ganhar a pegada, mas infelizmente não consegui - analisou Rafael em entrevista ao SporTV após a luta.

Rafael Silva foi bronze nas Olimpíadas de 2012 e 2016, além de ter na carreira as medalhas de prata (2013) e bronze (2014 e 2017) em Campeonatos Mundiais. Entrou nas Olimpíadas como quinto cabeça de chave.

Este foi o último dia de competições individuais do judô. Nas categorias anteriores, o Brasil conquistou dois bronzes, com Daniel Cargnin (até 66kg) e Mayra Aguiar (até 78kg). No peso pesado feminino (acima de 78kg), Maria Suelen Altheman se lesionou nas quartas de final e se despediu d disputa individual.

A CAMPANHA

A estreia foi sofrida, com vitória sobre o atleta do Azerbaijão Ushangi Kokauri. O início foi bem equilibrado, com muitas trocas de pegada. Com dois minutos de luta, o brasileiro se defendeu de um ataque do rival e acabou levando uma punição. Na segunda metade da luta, Baby tentou mais entradas e passou a dominar as pegadas. Após o tempo regulamentar se esgotar, o combate foi para o golden score.

Com um minuto de prorrogação, Baby levou mais uma punição, ficado a uma de ser eliminado. Mas ai, conseguiu um belíssimo golpe para vencer o combate.

Nas quartas, o georgiano Guram Tushishvvili dominou toda a luta e o brasileiro não conseguiu fazer nenhuma entrada. É bem verdade que Tushishvili também não aplicou nenhum golpe, mas dominou a pegada o tempo inteiro. A terceira punição veio já no golden score, uma espécie de prorrogação.

Japão conquista nono ouro; Riner leva o bronze

A japonesa Akira Sone, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro no peso-pesado feminino (mais de 78kg) ao derrotar a cubana Idalys Ortiz por acúmulo de punições na final da categoria. Com o triunfo, o Japão fechou as disputas individuais no judô com nove medalhas de ouro e 11 no total.

Poderiam ser 12, mas Hisayoshi Harasawa perdeu a disputa do bronze para Teddy Riner. O francês o derrotou também por acúmulo de punições. O ouro ficou com o tcheco Lukas Krpalek, que venceu o georgiano Guram Tushishvili, com uma técnica de sacrifício seguida de imobilização a 13 segundos do fim da luta. Krpalek se sagrou bicampeão olímpico: foi medalha de ouro no meio-pesado (até 100kg) na Rio 2016.

Confira como ficaram os pódios no peso-pesado:

Feminino (+78kg):

🥇 Akira Sone (JAP)

🥈 Idalys Ortiz (CUB)

🥉 Iryna Kindzerska (AZE)

🥉 Romane Dicko (FRA)

Masculino (+100kg):

🥇 Lukas Krpalek (RTC)

🥈 Guram Tushishvili (GEO)

🥉 Teddy Riner (FRA)

🥉 Tamerlan Bashaev (ROC).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas