O primeiro dia do judô nas Olimpíadas de Paris teve um momento inusitado durante a luta entre o japonês Ryuju Nagayama, que eliminou o brasileiro Michel Salgado nas oitavas de final, e o espanhol Francisco Garrigos. Após ter perdido por decisão da arbitragem, neste sábado (27), ele se recusou a cumprimentar seu rival, a deixar o tatame e aceitar a derrota.
Veja o momento:
Leia também
POLÊMICA NO JUDÔ 🥋
— Japão日本FC (@japaofcbr) July 27, 2024
Na disputa das quartas de final até 60 quilos masculino, o japonês Ryuju Nagayama se sentiu prejudicado e se recusou a cumprimentar o seu oponente, o espanhol Francisco Garrigós, após ser derrotado por ippon.
O japonês alega que durante a luta, mesmo após o… pic.twitter.com/H1fvjJrMiD
Durante o combate, Nagayama sofreu um estrangulamento de Garrigos e os dois entraram em um combate solo. Após alguns segundos, a árbitra decidiu encerrar o duelo e deu a vitória ao espanhol.
No entanto, o japonês não desistiu e afirmou não ter perdido sua consciência, e também não foi aberta a contagem de 20 segundos na imobilização para ser declarada a vitória por ippon. Ryuju ficou irritado, recusou-se a cumprimentar seu oponente e ficou no tatame por quase três minutos pedindo a revisão. Enquanto Francisco falava com a imprensa espanhola, o japonês seguia pedindo revisão por vídeo.
O confronto entre os dois foi válido pelas quartas de final, pela categoria até 60 kg. Ele colocou frente a frente o espanhol Francisco Garrigos, atual 5º colocado no ranking mundial, e Ryuju Nagayama, que é atualmente o 6º no ranking mundial.