Um duelo de muita história. Nesta quinta-feira, às 11h (horário de Brasília), Brasil e Estados Unidos voltam a ficar frente a frente no vôlei feminino. Desta vez em busca de uma vaga na final das Olimpíadas de Paris.
Este será o 46º jogo entre as duas seleções, que decidiram três das últimas quatro edições dos Jogos. E em ambos os recortes, a vantagem é brasileira.
Leia também
No histórico geral, são 25 vitórias do Brasil, contra 20 dos Estados Unidos. Desse total, cinco partidas foram em Jogos Olímpicos. Todas valendo medalha.
O primeiro foi válido pela disputa do bronze em Barcelona-1992. Foi a primeira vez que a seleção feminina do Brasil disputava uma medalha, mas acabou derrotada por 3 sets a 0.
Oito anos depois, em Sidney, o encontro se repetiu, mas dessa vez com as brasileiras ficando na terceira colocação, devolvendo os 3 sets a 0.
Os três encontros seguintes em Olimpíadas foram pela disputa do ouro. Em Pequim-2008 e Londres-2012, veio o bicampeonato das brasileiras, ambos com vitórias por 3 sets a 1.
Já na última edição dos Jogos, em Tóquio-2021, foi a vez de as norte-americanas darem o troco e subirem no lugar mais alto do pódio, com um incontestável triunfo por 3 sets a 0.
A derrota em Tóquio fez parte de uma sequência de seis vitórias seguidas das americanas sobre as brasileiras. Na Liga das Nações deste ano, em maio, o Brasil quebrou o jejum e derrotou as rivais por 3 a 1.
Em Paris, o Brasil chega à semifinal com uma campanha perfeita, com quatro vitórias e nenhum set perdido.
Já a trajetória das norte-americanas foi mais sofrida. Após a estreia com derrota para a China por três sets a dois, veio a reação com uma vitória sobre a Sérvia pelo mesmo placar, e em seguida diante da França e da Polônia (nas quartas de final) por 3 a 0.