Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Tite finaliza observação na seleção do Brasil para a Copa com dois sistemas definidos

Com Richarlison no lugar de Jesus e Paquetá de volta ao lado esquerdo, treinador faz ajustes em variação sem Vini Jr, mas dá sinais de definições e pontos a favor de Alex Telles pelo setor

Aquele ataque com Neymar e Lucas Paquetá pelo centro do ataque e dois pontas - na formação mais ofensiva do treinador na Seleção - ainda existe no planejamento de Tite. Mas o treinador vai para os primeiros 45 dos últimos 90 minutos antes da Copa do Mundo com sistema que tem mais cara de estreia de Copa do Mundo - no dia 24 de novembro contra a Sérvia - do que o da partida contra Gana.

Tite só vai falar em coletiva de imprensa na parte da tarde, mas o ensaio de véspera teve os retornos de Danilo à lateral e de Fred ao meio de campo. Modelo semelhante ao que jogou contra o Uruguai, em outubro do ano passado, quando o Brasil levantou a Arena da Amazônia com a goleada por 4 a 1.

Leia também

É o segundo modelo melhor definido de Tite para o Mundial. Um deles é o da última partida, com Lucas Paquetá recuado no meio de campo e dois pontas. O outro tem uma alteração importante. Sai Vini Jr., que teve primeiro tempo insinuante contra Gana e a quem Tite ainda resiste em considerar titular absoluto, e a entrada de Fred no meio de campo, provocando deslocamento de Paquetá.

Contra o Uruguai, em Manaus, Tite promoveu a estreia de Raphinha como titular. O então jogador do Leeds United, hoje contratado pelo Barcelona, fez grande partida. A equipe finalizou duas dezenas de vezes, foi agressiva e teve em Paquetá pela esquerda uma alternativa até então pouco usada por Tite, mesmo ciente da versatilidade do ex-jogador do Flamengo.

- É como contra a Coreia do Sul - dizia Tite, durante parte do treinamento nesse domingo.

Tite já repetiu que não pensa ainda em time titular e vislumbra a possibilidade de escalar a equipe, mexer no sistema e nos jogadores de acordo com os adversários.

Na partida de junho, que terminou 3 a 0 para o Brasil, a escalação inicial tinha Weverton, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Casemiro, Fred, Lucas Paquetá, Raphinha; Neymar e Richarlison. A única diferença na escalação de terça são os desfalques, com a volta de Danilo e a entrada de Alex Telles. O lateral do Sevilha foi bem mais uma vez com a camisa da Seleção e ganhou pontos com a comissão técnica, no momento em que Alex Sandro está fora por lesão.

Time sem centroavante perde força

A equipe se organiza num 4-4-2, no qual tem Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Telles, com Raphinha na direita, Paquetá do outro lado, Casemiro e Fred do meio de campo. Tite exige que Fred participe mais da criação nesse sistema. Contra o Uruguai, o meia do Manchester United se deslocou e deixou Neymar na boa para abrir o placar.

O treinador vai fazer alterações no segundo tempo. Dos 26 convocados, usou 17 na primeira partida. No segundo jogo, contra a Tunísia, entre os oito que não jogaram - com a exclusão de Bruno Guimarães, cortado por lesão -, saem jogando Weverton, Danilo e Fred. Vão restar o goleiro Ederson, o zagueiro Ibañez, o lateral Renan Lodi e os atacantes Roberto Firmino e Pedro.

O desempenho de Richarlison e a retomada em mais alto nível de Gabriel Jesus deixa a formação sem centroavante, na qual Neymar e Paquetá dividem o comando do ataque, com menos força entre as opções preferidas de Tite.

A partida contra a Tunísia, equipe que tem defesa considerada forte, vai ser mais essencial para as definições e últimas observações. Depois do jogo, a comissão técnica vai se reunir para avaliações no Brasil, prever as próximas visitas de atletas pelo exterior e receber relatórios de Sérvia, Suíça e Camarões, adversários da primeira fase na Copa do Mundo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas