Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Técnico de Mayra Aguiar vê judoca nas Olimpíadas

Dona de dois bronzes olímpicos, gaúcha teve lesão ligamentar em setembro, passou por cirurgia e já tem o acompanhamento de um fisioterapeuta

Dona de dois bronzes olímpicos e sete pódios em Campeonatos Mundiais, Mayra Aguiar é uma das grandes esperanças do Brasil na conquista de uma medalha olímpica no ano que vem. De acordo com o técnico Kiko, que treina a atleta na Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, os torcedores podem ficar tranquilos, pois é muito grande a chance da judoca de 29 anos lutar nas Olimpíadas de Tóquio, adiadas para julho de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus.

Mayra sofreu uma lesão no joelho em setembro e precisou passar por um procedimento cirúrgico, mas o treinador falou que as previsões do retorno são boas. Em entrevista ao ge, Kiko disse que ela esteve em São Paulo para uma consulta médica, e a avaliação foi positiva. A tendência é que a gaúcha tenha condições de "vestir o quimono" em janeiro e participar de torneios antes dos Jogos Olímpicos, complementando sua preparação de forma adequada.

- Como ela fez um processo cirúrgico muito em cima da lesão, quando fez a operação estava com bastante derrame. Foi para ganhar tempo e acabou sendo muito bom. Ela chegou no aeroporto hoje (em Porto Alegre), já marcou uma reunião com o fisioterapeuta, o Daniel (Carrasco). Em janeiro, ela já estará de quimono. Em 2017, quando ela foi bicampeã mundial, o tempo (para se recuperar) era menor. Completava seis meses da cirurgia, no outro mês ela ia lutar e foi campeã mundial. Dessa vez, ela vai poder competir antes dos Jogos Olímpicos, o que é muito bom. É mais um desafio, mas ela é uma atleta experiente - falou Kiko.

A lesão foi no ligamento cruzado anterior e ocorreu durante o período de treinamentos do Missão Europa, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pela Confederação Brasileira de Judô. Por meio de uma nota oficial emitida nesta quinta, a CBJ informou que a atleta tem tido boa recuperação. Quem vai cuidar da parte de fisioterapia é o profissional Daniel Carrasco.

- A atleta Mayra Aguiar sofreu lesão ligamentar no joelho esquerdo, em setembro, durante treinamento, passou por cirurgia e se recupera muito bem. A Confederação Brasileira de Judô prestou todo suporte necessário à atleta, que já se encontra em processo de reabilitação - dizia o comunicado da CBJ.

Kiko reiterou a importância da cabeça de Mayra no processo de recuperação. Ela já passou por outros procedimentos e, segundo ele, está "mais motivada do que nunca".

- O poder de recuperação dela é grande. Como a Mayra já está no quarto processo, me pergunto se Deus colocou esse desafio para ser uma motivação. A vontade dela de estar no tatame está ainda maior. Quer instigar um jogador? Tira a bola dele (risos).

e completou que ela inicia na semana que vem a preparação física para membros superiores e que contará com a ajuda da tecnologia na recuperação.

- Ela já está hoje fazendo piscina. Fui na Sogipa e deixei uma bicicleta ergométrica especial para ela poder fazer de tarde, de noite, de manhã. Ela já está fazendo tudo. Semana que vem começa a fazer preparação física para membros superiores. Ela está fora do treino de judô, mas está em atividade. Pedimos a ajuda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com uma máquina especial para recuperação. Ela é muito utilizada em avaliação e, quando você está em um tratamento, é preciso ter um monitoramento mais próximo - relatou o técnico.

Wagner Zaccani, preparador físico que trabalha com a atleta, lembrou que a judoca passou por uma situação semelhante a essa em 2014 (relembre aqui), e ela terminou como campeã mundial em "uma de suas melhores versões como atleta".

- A Mayra ainda não retornou aos treinos físicos, está na reabilitação com a parte de fisioterapia, mas tirando isso, estamos bem confiantes por se tratar dela. Temos uma equipe multidisciplinar que está trabalhando em tempo integral na recuperação dela. Tem tempo de recuperação, estamos confiantes, temos esse case de sucesso de 2014, praticamente com a mesma lesão e no mesmo tempo para voltar. Vai dar tempo. E, com certeza, novamente, vou surpreender todo mundo com o shape (forma física) da Mayra. Ela vai voltar mais "monstra" ainda. Vamos surpreender a todos positivamente - disse ele em entrevista ao ge.

Mayra Aguiar é atualmente a número cinco do ranking mundial da categoria até 78 quilos e, mesmo com o Mundial de 2021 tendo sido antecipado para antes da Olimpíada, valendo pontos na corrida olímpica, é muito provável que ela consiga vaga em Tóquio, mesmo que não compita daqui até lá.

Tags