Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

STJD pune Ponte com cinco partidas sem torcida e suspende Rodrigo por 6 jogos

Macaca envia representantes e deve entrar com recurso para diminuir o prejuízo

Por Gustavo Biano e Marcelo Baltar

A Ponte Preta escapou de uma punição muito maior pelos incidentes na partida contra o Vitória, no dia 26 de novembro, em Campinas (SP). Com risco de perder até 30 mandos de campo, o clube foi punido com cinco partidas com portões fechados. A decisão foi tomada em julgamento nesta segunda-feira à tarde, na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro.

Leia também

Em compensação, quem se deu pior foi Rodrigo. O zagueiro levou seis partidas de gancho, punição máxima por ter agredido o atacante Santiago Tréllez com duas "dedadas", na mesma partida. Perto de deixar o elenco da Macaca, pois não faz parte dos planos do clube para 2018, o jogador sequer esteve na capital carioca para se defender. O serviço coube aos advogados do clube.

Além das punições ao clube e ao atleta, os auditores do STJD decidiram também pela manutenção do resultado de campo (a partida foi interrompida aos 39 minutos do segundo tempo, com placar de 3 a 2 para o Vitória) e não uma mudança para 3 a 0 a favor dos baianos. A Ponte também foi multada em R$ 30 mil por todo o tumulto feito por dezenas de torcedores no Moisés Lucarelli.

O resultado foi considerado satisfatório pelos representantes da Ponte que estiveram no Rio de Janeiro. O advogado João Felipe Artioli esteve na sede do STJD acompanhado por Giuliano Guerreiro (diretor Jurídico) e Gustavo Vallio (diretor financeiro). A decisão ainda cabe recurso, que, mesmo diante de uma punição menor, deve ser usado pelos pontepretanos.

- Tínhamos que fazer uma comparação é ver como o STJD avalia essas punições. Dentre aquilo que a Ponte poderia ser penalizada, o resultado ficou mais próximo do que queríamos. Vamos vamos nos reunir e provavelmente vamos recorrer para tentar reduzir a pena da perda de mandos de campo - afirmou Artioli.

Detalhes

Segunda a ser julgada pelos auditores, a Ponte apresentou imagens da partida contra o Vitória, desde a agressão de Rodrigo até a invasão dos torcedores e o conflito com a polícia. A procuraria do STJD criticou o ato do zagueiro, que já tinha sido julgado quatro vezes só em 2017, e considerou as imagens como "lamentáveis".

O departamento jurídico da Macaca se defendeu ao dizer que não houve agressão de torcedores, apenas invasão de campo, e usou o cerco ao goleiro Aranha como justificativa. Houve comparações também com as punições impostas a Vasco (seis jogos) e Coritiba (dez). O doutor João Felipe Acioli alegou que a Ponte não poderia ser punida por causa do ato de criminosos.

Quando a palavra voltou para os relatores, o maior pedido de punição partiu de Alexandre Magno, que sugeriu nove perdas de mando e multa de R$ 90 mil. Os demais (Carlos Pinheiro, Douglas Blaichman e Michelle Ramalho) se revezaram entre punições de três a cinco jogos para a Ponte. Todos foram unânimes com relação a Rodrigo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas