Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Sheilla gera mal-estar após comentário sobre transexual: "Imagina se vira onda?"

Em entrevista a programa, jogadora relembra conversa com Fabiana sobre Tiffany: "Imagina se todos os gays decidem jogar entre as mulheres?"

A bicampeã olímpica Sheilla ficou no centro de uma polêmica nas últimas horas. Em entrevista ao programa web Dibradoras, dirigido e produzido apenas por mulheres, a jogadora criticou a presença da transexual Tiffany, do Bauru, na Superliga Feminina. Ao justificar a sua opinião, a oposta causou mal-estar ao lembrar de uma conversa com a central Fabiana, do Praia Clube, quando as duas relataram temer que o vôlei feminino seja dominado, no futuro, por atletas trans. Após o episódio, Sheilla tentou explicar a situação nas redes sociais.

- É realmente muito polêmico esse assunto. Antes do Natal, eu dei uma entrevista sobre isso e, na época, eu estava meio por fora. Conversei com a Fabiana sobre isso, e ela disse: "Espera para ver ela jogar". Depois que vi uma entrevista do médico Paulo Zogaib, mudei de opinião. Hoje sou contra. Ela tem a força de um homem. Eu e Fabiana estávamos falando sobre isso outro dia. Imagina se isso vira uma onda, por que não precisa mais de cirurgia. Imagina se todos os gays e v(...) decidem jogar a Superliga? Vai ficar complicado, porque não temos como competir com eles - disse Sheilla no programa.

Leia também

Após a divulgação da entrevista, a oposta recebeu diversas críticas nas redes sociais. Horas depois, Sheilla usou os seus perfis para tentar apaziguar os ânimos - Fabiana também fez um post de apoio à amiga no fim da noite deste sábado. A oposta lembrou que, na mesma entrevista, ela elogiou Tiffany pelo pioneirismo, ressaltando que as entidades que gerem o vôlei precisam achar uma solução para a questão o quanto antes.

- Gente, estou vendo como suscitei um ódio incrível sobre o caso da Tiffany. (...) Claro que precisamos buscar uma solução pra situação. Na entrevista, a Renata e a Roberta falaram em cotas, eu concordei que talvez seja a solução para não excluir ninguém. O esporte é sim um ambiente de inclusão social e vai continuar sendo. A Tiffany é pioneira nisso e ainda terão muitas discussões sobre o assunto. E este é meu posicionamento. Respeito opiniões contrárias e espero respeito também - disse Sheilla.

Desde a estreia de Tiffany na Superliga, Sheilla foi uma das poucas estrelas do vôlei a comentarem sobre o assunto. A primeira a posicionar-se contra a presença da transexual foi a ex-jogadora Ana Paula, que usou as redes sociais para criticar a liberação de Tiffany, que levaria vantagem sobre as demais jogadoras por ter tido corpo masculino durante boa parte da carreira.

Chamada antes de Rodrigo, Tiffany tem 33 anos e já disputou a Superliga Masculina no Brasil por Juiz de Fora e Foz do Iguaçu, além de outros campeonatos entre os homens antes de fazer a transição de gênero. No início de 2017, a ponteira recebeu a permissão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para competir profissionalmente entre as mulheres.

Desde 2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) permite a participação de mulheres trans em competições femininas, mas com a testosterona controlada, sem necessidade de cirurgia de mudança do sexo masculino para o feminino. Tiffany tem passado por rigoroso controle hormonal então para manter a permissão para atuar entre as mulheres.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas