Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Secretaria de Saúde avaliará protocolo do Flamengo e não descarta público na final do Carioca

Clube da Gávea faz lobby pela liberação, já que no momento há decreto em vigor proibindo a presença de torcedores. Por falta de tempo, a possibilidade de público é somente para o segundo jogo da decisão, no dia 22

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro afirmou na tarde desta quinta-feira, em nota, que vai avaliar a possibilidade de haver público no segundo jogo da final do Campeonato Carioca. A decisão de analisar o caso ocorreu após reunião do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e o prefeito Eduardo Paes na última quarta-feira.

Ainda segundo o comunicado está descartada a possibilidade de haver público no primeiro jogo da decisão entre Flamengo e Fluminense, marcado para este sábado no Maracanã. A nota diz:

Leia também

Em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para jogos futuros, o Flamengo se propôs a apresentar um protocolo de segurança para ser avaliado. Qualquer decisão que venha a ser tomada pela SMS será baseada em critérios técnicos e científicos, visando a proteção à vida e o controle da pandemia, e após análise criteriosa do Instituto de Vigilância Sanitária (IVISA) e do Centro de Operações de Emergência (COE COVID-19 Rio).

A nova posição da Prefeitura do Rio diverge da maneira com que havia se colocado nos dias anteriores. Procurada pelo ge, na terça e na quarta, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde reforçou a proibição de torcedores no estádio, com base no Decreto Rio Nº 48425, de 13 de janeiro de 2021, "que suspende temporariamente a presença de público em estádios e ginásios esportivos, está em vigor". E afirmou que, "portanto, competições esportivas podem ser realizadas, porém sem público presente".

O assunto começou a ser debatido com mais força na terça-feira, quando o Flamengo demonstrou interesse em ter os torcedores nas finais. A Ferj publicou uma resolução em que apoiava a medida. O Fluminense, no entanto, se mostrou contra, assim como Vasco e Botafogo, que disputam a final da Taça Rio.

Em reunião na última quarta-feira, a Ferj, oficialmente, deixou a decisão nas mãos da "coletividade". Ou seja, nas mãos dos clubes.

Também na quarta-feira, os gestores do Maracanã afirmaram que o estádio ter capacidade para receber os torcedores sem infringir os protocolos de segurança. E que já existe um plano de operação elaborado para a decisão.

Bandeira vermelha

A tentativa de receber torcedores no estádio ocorre no momento em que o munício do Rio se encontra em situação delicada em relação à Covid-19. O Mapa de Risco do Governo Estado divide a Região Metropolitana em duas áreas. E a capital está localizada exatamente onde o risco de proliferação da doença é considerado alto (Metropolitana I, em vermelho no mapa abaixo).

Mapa de Risco de Covid-19 no Estado do Rio, em 06/05/2021
Mapa de Risco de Covid-19 no Estado do Rio, em 06/05/2021 | Foto: Divulgação

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas