Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Rugby: Brasil volta do Chile com o vice-campeonato Sul-Americano

Tupis vencem time principal da Argentina pela primeira vez na história

Neste domingo (13), a seleção brasileira masculina de rugby sevens, conhecida como Tupis, encerrou o Sul-Americano com o vice-campeonato. No evento disputado no Chile, apesar do segundo lugar, o Brasil fez história na primeira fase. Depois de empatar com o Chile em 12 a 12 na estreia, os Tupis fizeram 19 a 10 na seleção da Argentina, a primeira vitória da história do Brasil sobre a equipe principal dos argentinos no rugby sevens. Na sequência, o Brasil também venceu o Uruguai por impressionantes 45 a 0 para ficar com o primeiro lugar na classificação geral durante o primeiro dia de competições. No segundo dia, a fase final iniciou vencendo o Uruguai, por 27 a 0, pelas semifinais. Na decisão veio o segundo vice-campeonato seguido, quando o Brasil foi derrotado por 26 a 14 pelos argentinos.

Não foi a primeira vez que os brasileiros conseguiram esse feito, já que os Tupis ganharam da Argentina por 7 a 0, no Sul-Americano de Sevens de 2011, mas foi o primeiro triunfo brasileiro sobre o time principal do rival.

Leia também

"O rugby brasileiro tem um desafio constante que é realizar conquistas inéditas. O crescimento passa por fazer coisas importantes sempre pela primeira vez. E a verdade é que este grupo soma ao seu histórico grandes primeiras conquistas pela seleção brasileira. A vitória contra os Pumas Sevens passa por aí. Já havíamos ganhado da Argentina em um torneio sul-americano de sevens em 2011, mas eles não estavam com a equipe principal. Desta vez, podemos dizer que vencemos a primeira equipe da Argentina. Estas conquistas servem para nos dar esperança, ampliar nossos horizontes e aumentar o número de pessoas que nos apoiam e passam a acreditar que é possível ser grande nesta modalidade", exaltou o treinador, ou head coach, da seleção brasileira, Fernando Portugal.

"Foi impressionante disputar um torneio desse nível depois de um ano como esse. Foi quase perfeito para nós. A derrota faz parte do esporte. Apesar disso, o mais importante foi acreditar que as coisas vão melhorar. Para os Tupis 7s, o objetivo do próximo ano é a disputa das eliminatórias para os Jogos Olímpicos. Ainda não temos as datas, mas vamos nos preparar para a disputa dessa competição, que é o foco do sevens brasileiro. Também seguimos com o desenvolvimento do rugby XV", disse Moisés Duque, capitão dos Tupis.

Em 2021, os Tupis 7s terão a disputa da repescagem mundial, com data ainda a ser confirmada, para a busca da vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Além do Brasil, a América do Sul também contará com a participação do Uruguai neste torneio olímpico. A Argentina já está classificada para Tóquio no masculino.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas