Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Por que a frase de Neymar e de Renato sobre posse de bola é machista? Explicamos

Camisa 10 do PSG repetiu técnico do Grêmio e comparou posse de bola e vaga na semifinal da Champions à "conquista" de mulheres. "Mulher não é um objeto", diz pesquisadora

Neymar usou uma frase machista para ironizar a maior posse de bola do Bayern na partida que rendeu a classificação do PSG à semifinal da Liga dos Campeões. A analogia já havia sido usada pelo técnico Renato Portaluppi. O que muita gente não entende é por que se trata de uma frase sexista. O ponto de partida para entender o problema da frase é a questão da objetificação.

O próprio termo já dá uma pista do que se trata a objetificação: o ato de transformar em objeto.

Neymar fala sobre alguém conversar com a mulher a noite toda, e posteriormente "vem um cara e em cinco minutos fica com ela". Nesse contexto, ele objetifica ao torná-la comparável à bola e à classificação, como explica a doutora em Antropologia e pesquisadora de gênero Cláudia Kessler.

Leia também

- A mulher é diferente da bola porque ela não é um objeto e pode escolher se quer ir ou não a algum lugar, quando e pra onde deseja ir.

Neymar no aquecimento antes de PSG x Bayern
Neymar no aquecimento antes de PSG x Bayern | Foto: AFP

Ao tornar a mulher comparável a um objeto, os sentimentos e desejos dela são ignorados, acrescenta Kessler. Ou seja, ela não é encarada como sujeito capaz de tomar suas próprias decisões, mas, sim, um objeto que tem o seu destino definido pelas ações daqueles que são considerados sujeitos – nesse caso, os homens.

Assim, a fala de Neymar repete uma ideia de que a mulher é uma conquista, diz a doutora em Psicologia Social Jaqueline de Jesus.

- Há o sentido simbólico da conquista, que esconde por trás a ideia de poder. Por que elas não são agentes? Colocá-las como um objeto de conquista diminui toda a humanidade das mulheres - reforça Jaqueline.

- São homens que acham que as mulheres devem estar à sua disposição - diz Kessler, que destaca também a presença de um discurso de posse da mulher.

Técnico Renato Gaúcho em coletiva; treinador fez a mesma analogia que Neymar no ano passado
Técnico Renato Gaúcho em coletiva; treinador fez a mesma analogia que Neymar no ano passado | Foto: Lucas

- Quem reproduz esses discursos ignora que existem estruturas de poder na nossa sociedade que hierarquizam os sujeitos e conferem diversos privilégios a determinados grupos - diz a pesquisadora.

Por Neymar ser um modelo para muitos homens e meninos, Kessler acrescenta que o fato de a frase ter vindo do camisa 10 do PSG pode colaborar para a reprodução desse tipo de discurso machista.

- A mensagem dele não apenas é recebida, mas em muitos momentos disseminada, sem ser refletida - diz.

- O senso comum já está dado, e Neymar o reproduz - diz Jaqueline de Jesus.

Ela afirma que a sociedade precisa de uma educação, dentro e fora da escola, que não repita e não reforce esse tipo de ideia machista, especialmente pessoas com o alcance de Neymar.

- A opinião da mulher que sofre a objetificação não é considerada, só a aceitação de quem acha que isso é "mimimi". Ele prejudica ao reforçar estereótipos que já são difíceis de mudar — finaliza Jaqueline.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas