Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Obras da Rio 2016 sofrem interdições e embargo parcial no RJ

Falta de condições de trabalho e segurança estão entre problemas, diz MTE Obra do Parque Olímpico foi embargada parcialmente

Uma operação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), embargou parcialmente uma obra na Torre de TV do Parque Olímpico. Outras obras foram interditadas em uma escavação na Vila dos Atletas e em outros pontos do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Trinta e cinco empresas foram fiscalizadas.

Entre os principais problemas, estão trabalhadores com falta de vínculo empregatício, funcionários com horários de trabalho pré-marcados, além de problemas de segurança e falta de condições de trabalho. No dia 4 de maio, foram vistoriadas as obras do Parque Olímpico. A Vila dos Atletas foi vistoriada no dia seguinte.

Leia também

Em nota, a Fundação Geo-Rio afirmou que fiscaliza a execução das áreas comuns da Vila dos Atletas, a cargo da empresa Erwil, e que já orientou que a construtora acate imediatamente as providências de segurança solicitadas pelo Ministério do Trabalho. Dois pontos de escavação no terreno foram isolados e uma reunião decidirá os ajustes necessários para o andamento das obras. Nas demais frentes de trabalho, segundo a prefeitura, as obras seguem normalmente, sem alteração.

Na obra da Torre de TV do Parque Olímpico, houve ainda a interdição de trabalho em altura e em andaimes. "Havia falta de proteção para esses trabalhadores", esclareceu o superintendente.

Segundo o MTE, embargo implica a paralisação total ou parcial de uma obra. Já a interdição é a paralisação parcial ou total do estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento.

De acordo com a Rio 2016, todas as exigências já foram cumpridas para corrigir os problemas e, na manhã desta segunda (9), representantes do comitê estavam no MTE para solicitar o desembargo da obra no Parque Olímpico.

Desobediência em interdição

As ações, segundo o superintendente regional do Trabalho, Robson Leite, foram motivadas pelos problemas já encontrados pelo órgão nas obras de legado olímpico, incluindo a morte de11 trabalhadores entre janeiro de 2015 e março de 2016. Doze auditores participaram das vistorias.

Entre os casos que mais chamaram a atenção, está a interdição de uma obra de escavação na última quinta-feira (5), na rua Olof Palme, na Vila dos Atletas. Segundo Robson, ao voltarem ao local no dia seguinte, a ordem de interdição havia sido descumprida, e os trabalhos estavam sendo realizados normalmente. Com isso, o caso foi encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), por crime de desobediência.

"Isso se caracteriza para nós um absurdo desrespeito à segurança do trabalhador. A obra foi interditada porque havia risco de desmoronamento e morte dos trabalhadores. Lamentavelmente, a prefeitura prefere passar por cima da segurança do trabalhador", disse o superintendente ao G1.

Segundo ele, o projeto estava sem projeto específico. A escavação também estava sem sinalização e isolamento adequados. Houve ainda, segundo ele, falta de emissão de Permissão de Entrada e Trabalho, capacitação, além de ausência de monitoramento contínuo do local.

Torre de TV

No laudo técnico de interdição das obras na Torre de TV, que embargou parcialmente a obra, os auditores fiscais constataram locais com "risco de queda de trabalhadores ou projeção de materiais, sem proteção coletiva" e "vãos de acesso aos poços de elevadores desprotegidos". O documento também alertou para a falta de proteção provisória contra queda de altura na periferia das lajes.

Sobre os andaimes, foram verificadas estruturas incompletas, desniveladas e sem fixação, com acesso inseguro. Já em referência ao trabalho em altura, verificou-se que os trabalhadores não estavam conectados ao sistema de ancoragem durante todo o período de exposição ao risco de queda.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas