Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Neymar dribla, discute, lamenta e dança na conquista de seu 1º Mundial

Na 1ª final em que sai vencedor sem marcar gol, brasileiro exibe habilidade no Japão, sofre por chances perdidas e celebra título que escapou em 2011

Teve de tudo na conquista do primeiro título mundial de Neymar: discussão, lamento, dribles e até dança. Quer dizer: tudo não... Na verdade, faltou o gol. Pela primeira vez em sua carreira, o brasileiro saiu vencedor em uma final sem balançar as redes. Em sua segunda decisão do Mundial de Clubes, o camisa 11 ocupou o papel de garçom, realizado com muita eficiência: duas assistências, uma para Messi e outra para Suárez, que ajudaram o Barcelonaa superar o River Plate por 3 a 0, neste domingo, no Estádio Internacional de Yokohama.

- Estou muito feliz por ganhar o Mundial. É um dos melhores momentos da minha vida. Conseguir este título significa muito, só faltou o gol. Para os brasileiros, é muito importante, e por isso sinto muita emoção. Estou muito contente por fazer história - disse Neymar.

Leia também

De faixa na cabeça, com o cabelo ainda sem um penteado específico desde que raspou o cabelo, Neymar veio a campo determinado a ter nas mãos o troféu que não conseguiu dar ao Santos em 2011, justamente contra o Barcelona. Do lado dos catalães dessa vez, o brasileiro sofreu junto com sua equipe por conta da pressão inicial do River Plate, que tentou diminuir ao máximo o tempo dos blaugrana para pensarem e tocarem a bola. Mas, com a o auxílio do camisa 11, o cenário mudou aos poucos.

Durante a maior parte do primeiro tempo, Neymar foi o atacante que mais ajudou o Barça na saída de bola, aparecendo antes da linha central e e ajudando na marcação quando o River tomava a pelota. No ataque, teve sua primeira oportunidade aos nove, mas se complicou no domínio e não levou o lance à frente. Dez minutos depois, tabelou com Messi e recebeu um passe pouco aproveitável.

O camisa 11 passou a ser uma boa saída para o Barça, através de lançamentos longos nas costas de Mercado e Sánchez. Em um desses lances, recebeu a bola e dançou na frente do marcador, abrindo espaço para um cruzamento que encontrou Daniel Alves, que chutou para a defesa de Barovero. Era apenas a primeira vez que Neymar mostraria seu gingado em Yokohama.

Imagem ilustrativa da imagem Neymar dribla, discute, lamenta e dança na conquista de seu 1º Mundial
| Foto: FOTO: Shaun Botterill/Getty Images

A marcação do River não poupou o camisa 11, que se irritou e discutiu com Sánchez após uma chegada dura, aos 27 minutos. Mesmo com Messi em campo, Neymar adotou uma postura de chamar a responsabilidade, como fez durante os meses de ausência do argentino na temporada: bateu faltas laterais, cobrou escanteios e também viu o camisa 10 fazer uso da hierarquia e chutar os tiros livres de frente para a área. Mas La Pulga só marcaria com a ajuda do N do famoso trio.

Aos 36, Neymar viu uma disputa na lateral aparentemente despretensiosa, mas foi conferir. Saiu de lá com a bola nos pés, driblando o marcador e invertendo o jogo para Daniel Alves. O lateral brasileiro cruzou para o camisa 11, que correu para o segundo poste. Neymar subiu bem e escorou de cabeça para Messi marcar. Na comemoração, braços abertos para receber um abraço carinhoso e cercado por sorrisos. Para encerrar, um beijinho no pescoço do astro argentino.

Logo depois, mais exibição de suas habilidades, limpando o lance e chutando travado na zaga. Aos 43, um breve papo com Iniesta e Suárez, em meio a uma pressão do River. Na descida para os vestiários, uma pequena conversa com Messi, com a sensação de que a primeira conquista mundial de sua carreira poderia estar a caminho

Imagem ilustrativa da imagem Neymar dribla, discute, lamenta e dança na conquista de seu 1º Mundial
| Foto: FOTO: Reuters

A sensação virou quase que certeza logo no primeiro lance perigoso do segundo tempo. Enquanto corria pela esquerda, Neymar viu Suárez aparecer no lado oposto, receber lançamento e marcar o segundo do Barça. Ney observou El Pistolero comemorar de longe e depois pulou por cima do abraço entre o uruguaio e Messi.

O astro brasileiro quis assumir de vez o papel garçom e parecia querer consagrar aquele que foi um de seus algozes em 2011. Em quatro minutos, deixou Messi em condições de marcar por três vezes, mas o camisa 10 desperdiçou todas. Neste meio tempo, chamou a marcação para o baile de novo: passou por um, dois... E caiu, sem reclamar ou pedir um pênalti.

Uma nova chegada dura fez o brasuca mancar por alguns segundos, aos 15, e perder a paciência, a ponto de em seguida cometer sua única falta no jogo, sobre Mercado, e receber o cartão amarelo. Depois, ao ser acionado na esquerda, aos 22, Neymar aguardou olhando para a marcação e apenas esperou Suárez se posicionar para colocar a bola em sua cabeça. Terceiro gol do Barça e segunda assistência de Neymar, que passou a buscar mais intensamente a sua marca no placar, também.

Messi tentou retribuir a ajudar de antes, mas o brasileiro se enrolou com a bola aos 33. Logo depois, duas grandes jogadas em sequência, deixando marcadores para trás com sua habilidade. Na melhor delas, passou pelo marcador e foi livre em direção a Barovero, mas tropeçou. Foi sua última participação em campo, antes de ser substituído por Luis Enrique. Na saída, aplausos dos japoneses e vaias dos argentinos, em meio a um caminhar bem devagar. Um abraço em Mathieu e um cumprimento ao treinador, com breves palavras ao pé do ouvido.

No banco, aguardou o apito final e se juntou aos abraços contidos dos amigos na comemoração do que foi o terceiro Mundial para alguns deles, como Messi. Na subida ao palco para receber sua medalha de ouro, porém, extravasou a alegria por aquele momento que esperou por quatro anos, com uma dancinha embalada pelo som do estádio e a pose para fotos com a língua de fora: o jeito Neymar de ser campeão mundial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas