Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Jogadoras da seleção brasileira se manifestam em conjunto contra assédio sexual

Mensagem igual nas redes sociais, para encorajar denúncias, e faixa na entrada em campo são feitas uma semana após afastamento do presidente da CBF sob acusação semelhante

As jogadoras da seleção feminina de futebol se posicionaram coletivamente nesta sexta-feira contra o assédio e o abuso sexual. Horas antes do amistoso contra a Rússia, divulgaram em seus perfis pessoais nas redes sociais uma mensagem. Dirigentes como Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas da CBF, e Duda Luizelli, coordenadora de seleções femininas, também participaram da ação. Na entrada em campo, exibiram uma faixa preta com letras brancas com a inscrição "assédio não".

"Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes. Encorajamos que mulheres e homens denunciem. Nossa luta pelo respeito e igualdade vai além dos gramados. Hoje mais uma vez dizemos: não ao assédio", diz um trecho da nota.

Leia também

Leia o manifesto na íntegra:

"Todos os dias no Brasil, milhares de pessoas são acometidas e desrespeitadas com cenas de assédio, seja moral ou sexual. Especialmente nós, mulheres.

"São brasileiras e brasileiros, vítimas de abusos e atos que vão contra os nossos princípios de igualdade e construção de um mundo mais justo.

"Dizer não ao abuso são mais do que palavras, são atitudes. Encorajamos que mulheres e homens denunciem.

"Nossa luta pelo respeito e igualdade vai além dos gramados.

"Hoje mais uma vez dizemos: não ao assédio."

Após o jogo, vencido pelo Brasil por 3 a 0, a meia Marta falou sobre o manifesto das jogadoras:

- Foi uma decisão em conjunto, a gente tem uma comissão que é muito alinhada com as atletas, então a gente resolveu mostrar a nossa opinião nesse sentido. Somos obviamente contra qualquer tipo de assédio. Sem fazer pré-julgamentos, os fatos estão aí para serem apurados, mas a gente necessitava mostrar nossa posição - disse Marta em entrevista ao repórter Felipe Brisolla, da TV Globo, ao deixar o campo.

O manifesto, encorajando denúncias, foi feito uma semana após o afastamento do presidente da CBF, Rogério Caboclo, sob acusação semelhante. Nesta sexta-feira, a Comissão de Ética da CBF notificou Rogério Caboclo, que tem 15 dias úteis para apresentar sua defesa.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas