Lewis Hamilton emocionou o público presente no GP de São Paulo em homenagem a Ayrton Senna. Fã declarado do brasileiro, o piloto britânico deu uma volta em Interlagos com a icônica McLaren MP4/5B, máquina com a qual Senna conquistou o bicampeonato mundial, em 1990. Hamilton dirigiu com cuidado por causa das condições da pista: a chuva persiste desde o sábado.
Depois de algumas voltas pelo circuito molhado de Interlagos, Lewis Hamilton decidiu pegar a bandeira brasileira e deu mais um giro com as cores do Brasil em punho, para delírio da torcida em Interlagos. No final do tributo, a ginasta Rebeca Andrade deu bandeirada simbólica para o heptacampeão.
Leia também
Após o tributo a Senna, Lewis Hamilton afirmou em entrevista à "Band" que Ayrton é o "melhor de todos" e disse que reviveu os momentos de infância.
- É muito emocionante essa situação, eu estava revisitando minha infância assistindo a Ayrton, vendo ele pilotar, vencendo corridas. Não posso acreditar que estou tendo essa oportunidade, ele é o maior de todos. Fazer isso em frente a essa torcida, ficaram debaixo de chuva o dia inteiro. É um dia muito especial para mim - afirmou Lewis Hamilton.
Nas arquibancadas, quando Hamilton se aprontava na McLaren, o publicou cantou “ole, ole, ole, ole, Senna, Senna” e vibrou quando o piloto inglês entrou na pista. O piloto inglês também fez acenos para o público ao sair dos boxes. A torcida também preparou faixas e balões com as cores do Brasil, e os espectadores do Setor A aplaudiram e gravaram com o celular a passagem do piloto.
Alguns dos espectadores foram às lágrimas com as voltas de Lewis Hamilton na McLaren de Senna.
Vale lembrar que a homenagem, assim como a sessão de classificação para a corrida, foi transferida para o domingo por conta da forte e incessante chuva que caiu em Interlagos na tarde do sábado - momento para o qual estavam previstas as duas atividades.
Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (31) em Interlagos, Hamilton já havia manifestado muita felicidade por poder pilotar o carro do tricampeão. Na ocasião, ele afirmou que "nunca imaginou" poder dirigir a máquina da McLaren.
Hamilton lembrou que, na época em que era piloto da McLaren, teve a oportunidade de dirigir o MP4/4, carro usado por Senna em 1988, ano do primeiro título mundial. O cidadão honorário do Brasil também mencionou a primeira vitória de Ayrton Senna em Interlagos, quando o piloto da casa deu uma volta com a bandeira brasileira ao término da corrida - gesto que o inglês já repetiu.
Durante os dias do Grande Prêmio de São Paulo, Hamilton também mostrou sua admiração por Senna e pelo Brasil por meio das roupas. Na quinta, primeiro dia de atividades em São Paulo, o britânico usou uma camisa com os dizeres "Descanse em paz, Ayrton Senna", além de uma calça com a bandeira nacional. No dia seguinte, o heptacampeão da Fórmula 1 voltou a vestir verde, amarelo e azul em nova homenagem. O capacete de Ayrton Senna para os dias do GP de São Paulo também conta com as cores brasileiras.
O Grande Prêmio de São Paulo é o 21º da temporada de 2024 da Fórmula 1. Max Verstappen lidera o campeonato com 367 pontos, contra 323 de Lando Norris. Charles Leclerc soma 297 e fecha o top 3.