Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Depois de anunciar aposentaria, Daniel Dias cogita cargo como gestor

Maior medalhista da natação paralímpica anunciou que vai se aposentar depois dos Jogos de Tóquio

Maior medalhista da natação paralímpica, Daniel Dias anunciou na última terça-feira que vai se aposentar depois dos Jogos de Tóquio. Aos 32 anos, o nadador decidiu passar mais tempo com a esposa Raquel e os três filhos: Asaph, Daniel e Hadassa. O plano é aproveitar a família e também trabalhar pela consolidação do esporte paralímpico.

- Chegou um ponto em que falar "o papai ia viajar" era motivo para muito choro. Era uma saudade enorme de ambas as partes, e eu fui entendendo que a nossa vida é feita de ciclos. Esse momento eu precisava curtir com eles - contou o nadador paralímpico.

Leia também

Depois das Paralimpíadas, que serão disputadas entre 24 de agosto e 5 de setembro, ele espera poder ajudar como participante do Conselho Nacional de Atletas e membro geral do Conselho do Comitê Paralímpico Brasileiro. Daniel Dias cogita voos ainda mais altos em postos de liderança dentro do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

- A gente [atletas] não concorda com muitas coisas e nós podemos ajudar! Somos nós que vivemos aqui, eu vejo que fora [da piscina] posso ajudar muito mais - disse.

Crítico das novas regras de classificação funcional implementadas pelo IPC em janeiro de 2018, Daniel perdeu todos os recordes conquistados ao ser colocado para nadar ao lado de atletas com menor grau de deficiência.

- Fico muito triste pela natação estar vivendo esse momento de reclassificação. Um momento de grandes atletas como o André Brasil passando o que está passando [o nadador foi considerado inelegível pelo novo regulamento]. Eu estar passando pelo o que estou passando... Como você explica um cara que é recordista como eu não ter mais recorde nenhum - desabafou.

Ao longo dos 16 anos de carreira, Daniel acumulou 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze. Foram 40 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 31 ouros, sete pratas e dois bronzes. Nos Jogos Parapan-Americanos, um total de 33 pódios ouvindo o hino do Brasil. Além disso, ele é o único brasileiro agraciado três vezes com o Troféu Laureus (2009, 2013 e 2016).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas