Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Crivella agradece clubes e diz que Botafogo e Fluminense concordam com volta

Prefeito do Rio comenta reunião com equipes cariocas Ferj e afirma que atividades médicas e de fisioterapia com bola estão liberadas

Marcelo Crivella, prefeito do Rio, se manifestou sobre o plano de retomada do futebol carioca. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, o prefeito agradeceu aos clubes que disputam o campeonato estadual e disse que os treinos como rachão e coletivo devem estar liberados em junho, ou seja, daqui a uma semana. Mais: afirmou que Botafogo e Fluminense, ausentes em encontro no domingo, aceitaram os termos do retorno por contatos telefônicos - a direção tricolor, porém, negou essa informação (veja nota abaixo).

Crivella deixou em aberto a possibilidade de os jogos só voltarem a acontecer em julho, como era o plano da Prefeitura. Mas, com o desejo dos clubes de retomar as partidas sem público o quanto antes, ficou decidido que será feita uma análise da curva de contágio em meados de junho. A segunda quinzena do mês, dependendo dessa análise, pode ser liberada para os eventos.

Leia também

O prefeito confirmou que os dirigentes tinham a intenção de retomar os treinos - proibidos por conta da pandemia do novo coronavírus - nesta segunda baseado no protocolo "Jogo Seguro". Porém, o prefeito afirmou que agora só estão liberadas atividades médicas e de fisioterapia com bola. As partidas, sem público, de acordo com a manifestação, vão depender de análise do risco de contaminação.

"Não vamos relaxar as medidas de afastamento social. Aquela reunião que tivemos no sábado com o Conselho Científico foi quase consenso. É que nos devemos esperar mais um período para o retorno das atividades. O futebol esperava voltar hoje (segunda) os treinos, rachão. Pedimos para junho e foi aceito. Pedimos também que o jogos voltassem em julho, sem torcida. Eles pediram para verificar a curva de junho, meados de junho. Há expectativa de nossos especialistas que estejamos quase em zero. E que nós então de posse desse dado pudéssemos definir a rodada que termina o estadual. Isso em meados de junho. Eu agradeço a reunião que fizemos ontem (domingo) de quase três horas aqui no Riocentro", disse Crivella.

A manifestação do prefeito ocorreu um dia após a reunião realizada entre a administração municipal, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e clubes que disputam o Campeonato Carioca. No domingo, todos encaminharam a decisão justamente em um momento de aumento do número de casos e mortes pela Covid-19. No sábado, houve o recorde de 248 óbitos registrados. Desde o início da pandemia, o estado soma 37.912 casos e 3.993 mortes provocadas pelo vírus.

Os dirigentes presentes ao encontro - Fluminense Botafogo não enviaram representantes - informaram que os treinos devem ser liberados a partir de terça-feira, e os jogos sem público, a partir de 14 de junho. Posteriormente, em nota, a prefeitura informou que os clubes não poderão fazer "treino coletivo e rachão" até o início de junho, como Crivella confirmou nesta segunda. As outras atividades estão liberadas a partir de terça.

"Está havendo muitas lesões, muitos jogadores estão apresentando lesões, é o caso da Alemanha. Estamos precisando ganhar prazo, ganhar tempo, as coisas estão baixando, conseguimos ver no horizonte nosso retorno, mas que não é agora. Gostaria de agradecer a todos que aceitaram, Botafogo, Flamengo, Vasco, Fluminense. Vasco e Flamengo presentes, Botafogo e Fluminense por contatos telefônicos, de que nós estão deixamos treinamentos de fora de rachão e coletivo para o mês de junho", disse Crivella, para completar logo depois:

"Dependendo das coisas, marcamos, então, as datas para os últimos jogos do nosso campeonato, que ficou por terminar. Agradecer muito ao conselho científico, muito tempo reunidos, como aos clubes que estiveram aqui na reunião".

A mudança no panorama do Carioca começou com os testes dos clubes pequenos, realizados nos últimos dias, e passou por viagens a Brasília tanto do prefeito Marcelo Crivella quanto dos presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do Vasco, Alexandre Campello. Eles se reuniram com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que defende a volta dos jogos. A pressão pela liberação imediata - liderada por Flamengo e Vasco, com apoio da Ferj e dos clubes pequenos - fez efeito na reunião, e o prefeito cedeu.

O Flamengo, por exemplo, já voltou a treinar no gramado do Ninho do Urubu na última terça-feira, mesmo sem autorização. Para esta semana, o clube anunciou que os treinos estão mantidos, incluindo o desta segunda.

"Exatamente (sempre haverá uma reunião antes de qualquer liberação). Quero parabenizar os clubes, trouxeram aqui um protocolo de proteção e combate à contaminação espetacular, foi aplaudido por todos. Testar todos os atletas, funcionários, parentes, as pessoas do seu convívio, manter o tratamento deles, o tempo todo. As questões de acesso ao banheiro, dormitório, treinamento, um cuidado espetacular. Quero aplaudir de pé o doutor (Márcio) Tannure (do Flamengo), a todos os clubes, porque realmente cuidaram dos seus atletas. Se todo setor puder fazer a mesma coisa, vamos ter uma tranquilidade enorme para retomar as atividades" disse Crivella, para completar:

"Pode ser que alguém com o drone verifique o jogador correndo com a bola. É fisioterapia com bola. O treino coletivo, o rachão, só em junho, mas a fisioterapia está autorizada".

A nota oficial do Fluminense

O Fluminense vem a público esclarecer que não fez nenhum contato telefônico com a prefeitura e tampouco com o prefeito, seja para tratar da reunião em que se discutiu a volta do futebol ou para qualquer outro assunto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas