Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Crises de Botafogo e Flamengo transformam clássico em decisão

Vitória é essencial para os dois em busca dos objetivos e acalmar os ânimos das torcidas

Com apenas o Campeonato Brasileiro para disputar nesta temporada, Botafogo e Flamengo entram em campo no próximo sábado com objetivos opostos e sabendo que vencer daqui pra frente pode garantir o futuro dos dois clubes. Enquanto os alvinegros tentam uma recuperação para deixar a zona de rebaixamento, os rubro-negros buscam a liderança. A bola rola às 17h (de Brasília), no Nilton Santos.

Crise e futuro em risco

Leia também

Em meio a uma grave crise financeira, o Botafogo sobrevive até o momento em 2020 devido a ajuda dos chamados "torcedores ilustres". Além de empréstimos para quitar contas básicas, como água e luz, o clube por vezes não consegue bancar a realização de jogos tanto da base quanto do profissional.

A grande esperança está na concretização da S/A, que caminha sem data para ser colocada em prática. O entendimento interno é de que a transformação do clube em empresa depende muito da permanência na Série A.

Antes de pensar nos planos para o futuro, o Botafogo tem que focar no agora. O orçamento de 2021 pode ficar comprometido e afundar ainda mais o clube na crise administrativa caso o rebaixamento não seja evitado, até porque os dirigentes contam com a verba de direitos de transmissão, por exemplo.

Em penúltimo lugar com 20 pontos, o Botafogo está a cinco de deixar a zona de rebaixamento e necessita mais do que o dobro de vitórias que alcançou no primeiro turno para se salvar nas 16 partidas que restam. Por isso, uma reação já no clássico é fundamental.

O Botafogo não vence há sete rodadas no Brasileirão e, entre os inúmeros desafios para buscar a vitória no sábado, está a mudança de técnico. Depois de três jogos com a comissão de Ramón Díaz, o Botafogo decidiu pela saída do argentino e retorno de Eduardo Barroca, que havia treinado a equipe em 2019.

No início de sua primeira semana de treinos com o elenco, o comandante testou positivo para Covid-19 e não estará à beira do campo. Apesar de conhecer o clube e grande parte do elenco, Barroca não teve a oportunidade de orientar seus jogadores de perto antes do confronto decisivo com o Flamengo.

A pressão ultrapassa os muros de General Severiano. Torcedores têm feito protestos e cobranças ao elenco por uma recuperação no campeonato. Em conversa com atletas e dirigentes nesta semana, eles colocaram uma vitória contra o Flamengo como crucial tendo em vista as eliminações recentes do rival.

É só o que restou

No Flamengo, o Campeonato Brasileiro é só o que restou. Em menos de duas semanas a equipe deu adeus à Copa do Brasil, eliminado pelo São Paulo nas quartas de final, e à Libertadores da América, desclassificado pelo Racing nos pênaltis nas oitavas na última terça-feira. A única chance de título pela frente na temporada, portanto, está no Brasileirão.

Vale lembrar que o Flamengo já conquistou três títulos em 2020: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca. Mas todos esses tiveram a cara do trabalho do ano passado, pois ainda foram sob as rédeas do técnico Jorge Jesus. Dessa forma, conquistar o Brasileirão também seria uma maneira de evitar o clima de terra arrasada que se deu após a saída do português, com direito a passagem relâmpago de Domènec Torrent e duas eliminações em competições mata-mata.

As eliminações provocaram prejuízos aos cofres rubro-negros, que podem influenciar no planejamento para 2021, como a renovação com o goleiro Diego Alves e a compra do atacante Pedro. O clube ainda tem que pagar a rescisão do técnico Domènec Torrent.

Por outro lado, existe a percepção de que, se há algum lado positivo nessas quedas precoces, é o fato de que o Flamengo terá tempo para trabalhar daqui para frente e poderá concentrar suas forças no Brasileirão. Tempo é algo que o time praticamente não teve até o momento e é o que pode ajudar o técnico Rogério Ceni neste início de trabalho.

A equipe terá até o fim da temporada ao menos oito das chamadas semanas cheias (que são as semanas sem jogos no meio). O número total depende da remarcação do jogo contra o Grêmio, adiado no último fim de semana. Além disso, os próximos três compromissos do Flamengo serão no Rio de Janeiro: depois de fazer o clássico contra o Botafogo, o time enfrenta Santos e Bahia no Maracanã.

O Flamengo ocupa no momento a terceira colocação do Brasileirão, com 39 pontos: está a três do vice-líder Atlético-MG - o Galo tem um jogo a mais - e a cinco do líder São Paulo, que tem as mesmas 22 partidas disputadas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas