Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Covid-19: Liga de Basquete Feminino cancela temporada deste ano

Cenário da pandemia do novo coronavírus no país foi determinante para decisão

A Liga de Basquete Feminino (LBF) cancelou a edição 2020 do torneio. A decisão foi tomada pelas equipes e pela diretoria da competição, durante reunião por videoconferência realizada nesta terça-feira (23). A LBF teve início em 8 de março, mas foi paralisada seis dias depois, com apenas três jogos disputados, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). As partidas estavam suspensas até o último sábado (20).

O presidente em exercício da Liga, Walter Ferreira, considerou determinante para a tomada de decisão o encontro virtual realizado ontem (22) com médicos da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Durante a conversa, os profissionais de saúde "colocaram com propriedade as inseguranças que poderiam haver nos jogos", revelou o dirigente em depoimento ao site oficial da LBF.

Leia também

"Mês a mês, estávamos estudando as possibilidades de retorno. Procuramos preservar a integridade de nossas atletas e comissões técnicas. Com isso, a Liga e os clubes optaram por cancelar a temporada", acrescentou Ferreira.

A ideia era que as partidas, quando retomadas, ocorressem com portões fechados e fosse adotados os protocolos de prevenção à covid-19. O torneio seria disputado em agosto em duas sedes, teria somente um turno e jogos únicos nos playoffs.

A conclusão, segundo o comunicado da LBF, é que "ainda não há um nível de segurança ideal para que os jogos sejam realizados". Segundo o Ministério da Saúde, até ontem (22) o Brasil registrava 1.106.470 casos confirmados e 51.217 mortes causadas por covid-19.

"Claro que não jogar um campeonato tão importante quanto a LBF não é algo que alguma atleta quer ou espera, mas com tudo que está acontecendo e esse cenário que estamos vivendo, com certeza foi a decisão mais sensata, assim como a suspensão temporária do campeonato há três meses", disse Mariana Camargo, ala-armadora do Blumenau (SC) e  presidente da Comissão de Atletas, em entrevista ao site oficial da liga.

A temporada 2020, que seria a décima da LBF, reuniu oito equipes de quatro estados: Blumenau (SC), Ituano (SP), Sodiê Doces/LSB (RJ0, Pró-Esporte/Sorocaba (SP), Sampaio Corrêa (MA), Santo André/Apaba (SP), Sesi Araraquara (SP) e Vera Cruz Campinas (SP). O Sampaio é o atual campeão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas