A tarde foi dele. Inspirado e se movimentando bem, Éderson recebeu dois bons cruzamentos e converteu as duas oportunidades em gols que deram a vitória ao Vasco em cima do Atlético-GO, em São Januário. O goleiro Martín Silva também foi determinante. Salvou o time em pelos menos três oportunidades, algumas delas quando o jogo ainda estava 1 a 0. O resultado garantiu a liderança isolada do Gigante da Colina na Série B do Campeonato Brasileiro. Agora com 51 pontos, o Cruz-Maltino volta a respirar aliviado após a eliminação da Copa do Brasil para o Santos, na última quarta-feira.
O primeiro tempo foi dominado pelo Vasco. Aos 7 minutos, Ederson abriu o placar. Após receber lançamento de Alan, o camisa 9 tocou por cima do goleiro Klever e balançou as redes. Dois minutos depois, quase mais um. Alan e Ederson novamente fizeram dobradinha, mas desta vez o atacante não soube finalizar. Aos 24, uma polêmica. Nenê recebeu na entrada da área, cortou um marcador, e Marlon acabou tocando para trás. Éderson ia chegando na bola, mas o auxiliar marcou impedimento do atacante, que imediatamente colocou a mão na bola. O árbitro, no entanto, já havia mandado seguir. Nenê reclamou muito. Sem conversa, o jogo seguiu e Douglas quase fez de cabeça ao receber de Andrezinho. O Atlético-GO só teve verdadeira oportunidade no fim da partida, quando Gilsinho recebeu de Junior Viçosa e chutou ao gol. Atento, Martín Silva deu tapa na bola e afastou o perigo aos 46.
Leia também
Mais movimentada, a etapa final teve gol anulado já aos 3 minutos. Em jogada dentro da área, o árbitro entendeu que Michel fez falta em Luan e invalidou o gol do Atlético-GO. Apesar da boa jogada de Andrezinho e Nenê logo depois, o Dragão cresceu no jogo e por duas vezes teve chance de empatar, mas Martín Silva apareceu bem nas duas oportunidades. Na primeira, Jorginho deu drible dentro da área e mandou para o gol. Depois, foi a vez de Marquinho. Ele recebeu na grande área, cortou o marcador e finalizou.
A pressão, então, mudou de lado e os donos da casa cresceram novamente. Madson, que entrou no segundo tempo, soltou uma bomba que bateu no travessão. À essa altura, o Vasco aproveitava os erros do Atlético-GO e saía bem no contra-ataque. Foi assim que fez boa jogada com Nenê entrando na área e cruzando bonito para Éderson finalizar, sem sucesso. Caio Monteiro teve ainda um gol anulado em bela jogada aos 25. Antes dos dez minutos finais, Éderson brilhou mais uma vez e subiu livre para marcar de cabeça após cruzamento de Andrezinho. Era a liderança sendo sacramentada em São Januário.
Ao fim, Luan e Marcelo Cabo se desentendem em campo
O zagueiro Luan e o técnico Marcelo Cabo, do Atlético-GO, se desentenderam ainda em campo nos minutos finais da partida em São Januário. Os dois bateram boca na beira do campo quando Cabo falava sobre um lance de falta. Na leitura labial, era possível ver Luan pedindo respeito. Após o apito final, os dois se estranharam mais uma vez e tiveram que ser contidos pelos jogadores do Vasco. Até o técnico Jorginho chegou para acalmar os ânimos.
Com 51 pontos e na liderança absoluta, o Cruz-Maltino enfrenta o Náutico, fora de casa, às 16h30 (de Brasília) no sábado. Já o Dragão, vice-líder com 48, pega o Joinville em Goiânia, na terça-feira.